Marcopolo 70 anos: as Carrocerias Nicola em 1966 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória03/05/2019 | 07h30Atualizada em 03/05/2019 | 07h30

Marcopolo 70 anos: as Carrocerias Nicola em 1966

Uma das empresas mais longevas de Caxias celebra aniversário de fundação no próximo dia 6 de agosto

Marcopolo 70 anos: as Carrocerias Nicola em 1966 Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação/Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Almoço reuniu a "família Nicola" no Rincão da Lealdade Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Pegando carona no Dia do Trabalhador, celebrado na última quarta-feira, e antecipando as comemorações dos 70 anos de fundação da Marcopolo, destacamos um dos momentos mais lembrados pelos antigos funcionários da empresa: as confraternizações de 1º de Maio.

As fotos desta página, publicadas originalmente no perfil do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami no Facebook, trazem alguns flagrantes do Studio Geremia para o churrasco em homenagem aos trabalhadores da fábrica Carrocerias Nicola S.A. em 1966.

O encontro, nas dependências do Rincão da Lealdade, foi destacado nas páginas do Pioneiro uma semana depois, em 7 de maio de 1966, conforme texto reproduzido abaixo:

"Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a Carrocerias Nicola S.A., organização industrial integrante do parque fabril caxiense, comemorou festivamente a passagem do "1º de Maio", data consagrada ao trabalhador. Reunindo nas dependências do CTG Rincão da Lealdade todos seus operários, funcionários e colaboradores - em número superior a 500 -, foi realizado no domingo que passou um churrasco, que contou ainda com a presença de autoridades ligadas à classe trabalhadora. No transcorrer desta festa de confraternização, usou da palavra o diretor Paulo Bellini, que saudou os integrantes da organização em nome dos acionistas. Aproveitou ainda a oportunidade para dar conhecimento a todos do progresso da empresa e da aceitação cada vez maior da marca Nicola no mercado nacional de carrocerias, o que era,  segundo declarou, "o reconhecimento dos mais destacados empresários brasileiros ao excelente trabalho executado pelos trabalhadores que exercem suas atividades na Carrocerias Nicola S.A". O programa do 1º de Maio teve sequência, após o churrasco, com a realização de um movimentadíssimo sorteio de brindes, no qual foram distribuídos mais de 200 prêmios e presentes aos participantes da festa".

Na sequência abaixo, outros flagrantes daquela comemoração. O sorteio de brindes, por exemplo, incluiu garrafões da vinho da Cooperativa Aliança. Por fim, o Pioneiro de 7 de maio de 1966, destacando a confraternização. 

Leia mais:
Marcopolo 65 anos: uma história sobre rodas
Marcopolo e os antigos anúncios das Carrocerias Nicola nos anos 1960
Os 90 anos de Paulo Bellini
Paulo Bellini, o empresário sem fronteiras   
A história de Paulo Bellini, fundador da Marcopolo
Valter Gomes Pinto e a memória da Marcopolo
A despedida de Valter Gomes Pinto

Churrasco de confraternização reuniu cerca de 500 funcionários da empresaFoto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Almoço no Rincão da Lealdade foi destaque nas páginas do Pioneiro há 53 anosFoto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Entre os brindes aos funcionários, garrafões de vinho da Cooperativa AliançaFoto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

Leia mais:
Marcopolo: 30 anos de Simps e Sumam
Randon 70 anos: uma mecânica surge em 1949
Raul Randon e uma vida para recordar
O casamento de Raul Randon e dona Nilva em 1956
Comoção marca a missa de despedida de Raul Randon  

O início

Nascida sob o nome Nicola & Cia Ltda, na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Treze de Maio, em 6 de agosto de 1949, a empresa foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que, inicialmente, eram confeccionadas em madeira. 

No entanto, a tecnologia e a rápida evolução do setor automobilístico nos anos 1950, tanto dos veículos quanto das estradas, alavancaram as vendas e o crescimento do grupo. Em 1952, por exemplo, a produção começou utilizar as primeiras estruturas de aço, um marco na indústria de carrocerias feitas no Brasil.

Já o sucesso do ônibus Marcopolo, lançado em 1968 no VI Salão do Automóvel de São Paulo, fez com que a Nicola adotasse o nome do modelo em sua razão social, a partir de 1971.   

Leia mais:
Carro alegórico das Carrocerias Nicola na Festa da Uva de 1969
Carro alegórico da Randon na Festa da Uva de 1972
Miniaturas que resgatam a história de antigas vinícolas

Na véspera 

No dia 30 de abril de 1966, véspera do Dia do Trabalho, o Rincão da Lealdade realizou outra grande festividade alusiva à data. A iniciativa partiu da Fras-le e da Agrisa, por meio de seu diretor-presidente, o empresário Francisco Stedile.

Leia mais:
Francisco Stedile e a Auto Mecânica em 1948
Brasdiesel: um marco de Caxias e do Brasil
Espedito S/A Indústria e Comércio em 1957
A história do bairro e da paróquia de Lourdes em um calendário
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
A história de Lourdes: a Zona Caipora e o bairro Guarani
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros