Mais de 1,5 mil participam da pré-romaria de jipeiros e cavalarianos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

12/05/2019 | 14h08Atualizada em 12/05/2019 | 14h57

Mais de 1,5 mil participam da pré-romaria de jipeiros e cavalarianos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha

Ritual antecede a tradicional romaria que será realizada nos dias 25 e 26 de maio

Mais de 1,5 mil participam da pré-romaria de jipeiros e cavalarianos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha Santuário Nossa Senhora de Caravaggio/Divulgação
Foto: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio / Divulgação

Sobre quatro patas ou quatro rodas, mais de 1,5 mil romeiros participaram da tradicional romaria dos jipeiros e cavalarianos ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, no sábado que antecedeu o Dia das Mães. A organização estima que, pela manhã, 1,2 mil cavaleiros foram até o Santuário nesta que foi a 26ª Cavalgada da Fé. À tarde, 400 jipes roncaram seus motores na 12ª edição da pré-romaria dos jipeiros. 

Mesmo com o tempo frio e chuvoso, fieis encararam longas distâncias para renovar a sua fé. Um grupo de amigos de Triunfo, por exemplo, percorreu 70 quilômetros a cavalo, num trajeto de mais de um dia na estrada. Foi no período da romaria do ano passado que o empresário Cristiano Batista Volkweis descobriu que seu amigo Vilmar Schneider havia sido diagnosticado com leucemia. Há um ano, ele pedia pela saúde de Vilmar em visitas ao Santuário. No sábado, os amigos estavam juntos agradecendo a cura, e celebrando a força da fé e da amizade.

— Quando fiquei sabendo que estava bem complicada a situação dele, eu pedi a cura e rezei muito. Então, a promessa que fiz era essa: levar ele junto neste ano, e é o que estamos fazendo — contou Cristiano, ao lado de Vilmar. 

Jipeiros e cavaleiros fizeram no sábado a tradicional romaria até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Foto: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio / Divulgação

Entre os jipeiros, houve relatos de participantes de diversas cidades da região, como Bom Princípio, Flores da Cunha, Garibaldi, Bento Gonçalves e Alto Feliz. Também houve quem encarou a pré-romaria com a sola dos tênis. Um grupo de corredores de trilhas de Caxias do Sul chegou a criar a Romaria Trail Runners, com a expectativa de repetir anualmente a viagem de 21 quilômetros até Caravaggio. 

Tendo o lema "Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro", a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo. São aguardadas cerca de 140 mil pessoas nos dois dias, em caso de boas condições climáticas.

 Leia também
Assaltante morre em confronto com a polícia em Bento Gonçalves
Fim da substituição tributária pode baixar até 20% preço do vinho gaúcho
Confira os números sorteados no concurso 2.150 da Mega-Sena
Não pode levar sua doação para a campanha do agasalho de Caxias? Ligue
Preço da gasolina em Caxias é o mais alto dos últimos seis meses  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros