Crianças e ciclistas participam de programação pré-romaria de Caravaggio - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

04/05/2019 | 18h01Atualizada em 04/05/2019 | 18h21

Crianças e ciclistas participam de programação pré-romaria de Caravaggio

Sábado também marcou o lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio

Crianças e ciclistas participam de programação pré-romaria de Caravaggio Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio/Divulgação
Cerca de 800 pessoas participaram da 16ª edição da Pré-Romaria dos Ciclistas Foto: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Dois públicos marcaram o terceiro sábado (4) de pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Pela manhã, cerca de 800 ciclistas chegaram em procissão. À tarde, dezenas de crianças receberam a bênção de Caravaggio e participaram de uma programação lúdica. Outro destaque foi o lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio. A programação antecede a 140ª Romaria.

Leia mais:
Romarias e lançamento de roteiro: confira a programação de Caravaggio para o fim de semana
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio
Prefeitura de Caxias garante que calçadas da Estrada dos Romeiros terão acessibilidade

Cerca de 800 pessoas participaram da 16ª edição da Pré-Romaria dos Ciclistas, que percorreram o trajeto da Rodovia dos Romeiros na companhia da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Entre os participantes, estavam moradores de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e outros municípios da Serra.

De acordo com o organizador do evento, Roque de Conto, pedir a bênção de Caravaggio se tornou um compromisso anual entre os praticantes do esporte.

— Para nós é, também, um agradecimento porque fizemos muitos passeios durante o ano, e agradecemos por ter dado tudo certo. A fé que a gente tem em Caravaggio é muito grande — afirmou.

No início da tarde, crianças ligadas a grupos de catequese e da comunidade de Farroupilha seguiram em procissão conduzida pelo padre Jocimar Romio. Os jovens receberam fitinhas de Caravaggio para amarrar no Mirante das Graças, agradecendo e pedindo pela saúde de suas famílias.

A programação que antecede a 140ª Romaria contemplou neste sábado dois públicos distintos: pela manhã, cerca de 800 ciclistas chegaram em procissão. À tarde, dezenas de crianças receberam a bênção de Caravaggio. Pela tarde, ainda, ocorreu o lançamento do Roteiro Caminhos de Caravaggio.
Crianças participaram de procissão e fizeram pedidos no Mirante das GraçasFoto: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio / Divulgação

Inauguração do roteiro

O sábado também marcou o lançamento oficial do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio. Com prefeitos e secretários dos cinco municípios que são contemplados no roteiro, a solenidade apresentou o guia oficial do peregrino e fez descerramento da placa que simboliza o roteiro.

O percurso abrange 200 km e permite a contemplação de paisagens naturais, plantações, construções antigas, igrejas e capelas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão.

O trajeto que passa Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha foi experimentado por 27 membros do integrantes do grupo Fugindo da Genoveva, de Caxias do Sul. Eles fizeram a peregrinação em pouco mais de 24 horas, encarando inclusive um temporal na madrugada.

Leia também:
Motorista morre em colisão entre carro e caminhão em Ipê
Cerca de 150 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas na Serra
Apostas para concorrer a 3º maior prêmio da história da Mega-Sena movimentam lotéricas em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros