Bento terá aplicativo para encontrar vagas de estacionamento disponíveis na área azul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tecnologia07/05/2019 | 12h22Atualizada em 07/05/2019 | 12h22

Bento terá aplicativo para encontrar vagas de estacionamento disponíveis na área azul

Sensores veiculares estão sendo instalados em 778 vagas

Bento terá aplicativo para encontrar vagas de estacionamento disponíveis na área azul Jean Pimentel/Agencia RBS
Pagamento do estacionamento rotativo também poderá ser feito por meio do novo aplicativo Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Um novo aplicativo para pagar o estacionamento rotativo de Bento Gonçalves vai permitir que o motorista também localize as vagas que estão disponíveis. Sensores veiculares começaram a ser instalados pela empresa Rek Parking, que opera o sistema, no centro da cidade. Ao longo dos próximos 15 dias, o trabalho deve seguir nos bairros periféricos, contemplando todas as 778 vagas do estacionamento rotativo nas ruas do município.

Conforme o secretário de Segurança de Bento, José Paulo Marinho, quando a instalação for concluída, ainda serão feitos testes. A partir daí, será lançado o novo aplicativo, batizado de Rek Pay, para ser baixado em celulares e tablets que operam com os sistemas Android ou iOS.

— O asfalto é perfurado, o sensor é colocado e depois coberto com o asfalto. Quando o veículo estaciona, o sensor avisa o aplicativo que a vaga está ocupada — explica Marinho.

Leia mais
Estacionamento rotativo de Bento Gonçalves terá reajuste de 17% a partir da próxima segunda-feira
Bento Gonçalves testa veículo com câmeras para monitoramento da Zona Azul

O secretário também informa que o sensor comunica à fiscalização quando o período máximo de duas horas foi atingido por qualquer veículo estacionado em uma das vagas. 

Atualmente, os usuários do estacionamento rotativo de Bento Gonçalves já podem fazer o pagamento com o aplicativo Digipare, utilizado também em Caxias do Sul e outros municípios da região. Esse app continuará funcionando para os pagamentos, mas não terá o sistema que informa quais vagas estão disponíveis.

Para quem não utilizar aplicativos, segue a possibilidade de fazer o pagamento no parquímetro. Nesse caso, o motorista deverá não só informar o número da placa do veículo, como ocorre atualmente, mas também o número da vaga, que estará sinalizada.

Segundo Marinho, não haverá nenhum custo adicional para o município ou para os usuários do estacionamento rotativo com essa medida. Ele explica que foi uma exigência feita à empresa na renovação do contrato, no fim do ano passado. 

O período máximo no estacionamento pago de Bento Gonçalves é de duas horas, que custam R$ 2. Diferentemente de Caxias, que tem as áreas azul e verde, em Bento há apenas uma área de cobrança, a área azul.

Leia também
VÍDEO: moradores de Farroupilha fazem protesto inusitado e simulam pescaria em buraco da ERS-122
Com orçamento reduzido, IFRS projeta agravamento da crise para os próximos meses

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros