Ana Rech: os 90 anos do Colégio Murialdo - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória06/05/2019 | 07h30Atualizada em 06/05/2019 | 07h30

 Ana Rech: os 90 anos do Colégio Murialdo

Instituição surgida em 1929 promove festividade neste final de semana

 Ana Rech: os 90 anos do Colégio Murialdo Acervo Colégio Murialdo / divulgação/divulgação
A primeira turma de alunos e os professores em 1929: Irmão José Gasperini, Vico Parolini Thompson, os padres Agostinho Gastaldo e Jerônimo Rossi, e o Irmão Ermenegildo Gildo Schiavo Foto: Acervo Colégio Murialdo / divulgação / divulgação

O aniversário de 90 anos do Colégio Murialdo de Ana Rech, celebrado em 2019, ganha programação especial neste sábado, dia 11. É quando ocorre um baile de casais animado pelo conjunto Os Monarcas, na Fundação Marcopolo (confira detalhes abaixo).

Consolidada no cenário educacional da região, a instituição foi fundada em 1929 com o objetivo de ser um colégio exclusivo para meninos. Inicialmente, funcionou no prédio do "Monastero Della Santíssima Trinitá" (Mosteiro da Santíssima Trindade), erguido em 1909 pelos Monges Camaldolenses e dispondo de dormitório, cozinha e refeitório. Já a construção do atual prédio teve início em 1930, sendo concluída mais de duas décadas depois, em 1958. 

Viabilizado graças à colaboração de políticos e representantes da comunidade como o ex-intendente Celeste Gobbato, o ex-prefeito Dante Marcucci e o deputado Luiz Compagnoni, o prédio coleciona momentos marcantes. Um deles foi a criação da Escola Normal Rural, em 1942. 

Fundado pelo padre João Schiavo, o espaço funcionava em nível ginasial, oferecendo graduação a centenas de professores rurais para o Rio Grande do Sul — muitos deles de destaque em suas comunidades, como Clemente Barreto, Ruy Pauletti, Armando Antonio Sachett, Hermes Zanetti e Valter Susin, entre outros.

Leia mais:
Colégio Murialdo e o Curso Normal Rural em 1968
Inauguração da Gráfica Murialdo em 1948
Centro Educativo Murialdo completa 70 anos
Lembranças do Bela Vista Parque Hotel, em Ana Rech
Encontro de ex-seminaristas da Diocese de Caxias do Sul
Convento Imaculada Conceição em 1954  

O Mosteiro da Santíssima Trindade, primeira sede do colégio, em 1930 Foto: Acervo Colégio Murialdo / divulgação
O Colégio Murialdo em registro de 1930, quando o novo prédio começou a ser construídoFoto: Acervo Colégio Murialdo / divulgação
Comemoração alusiva a São Leonardo Murialdo, no ano de 1947. Discursando, à direita, Emilio PezziFoto: Acervo Colégio Murialdo / divulgação

Sistema misto 

Com o encerramento das atividades da Escola Normal Rural, iniciou-se o Curso Colegial Agrícola, responsável por formar técnicos em agropecuária, e o Curso de Auxiliar Técnico de Fruticultura, Já o ano de 1953 marcou a fundação do Ginásio Murialdo. Os meninos frequentavam as aulas no Colégio Murialdo e as meninas, no Ginásio Nossa Senhora de Pompéia, em frente, atual prédio da Clínica Paulo Guedes. O sistema misto chegou em 1971, quando alunos e alunas passaram a ter aulas juntos.

Nas imagens desta página, alguns momentos da instituição, cuja trajetória mescla-se à história da comunidade de Ana Rech e de boa parte da região da Serra. Na foto que abre a matéria, a primeira turma de alunos, em 1929. Sentados estão o Irmão José Gasperini, o professor Vico Parolini Thompson, os padres Agostinho Gastaldo e Jerônimo Rossi, e o Irmão Ermenegildo Schiavo, irmão do padre João Schiavo.

Leia mais:
Gestos eternos do Padre João Schiavo
Os 40 anos do monumento a Ana Rech
O centenário da morte de Ana Rech

Os fundadores: Jerônimo Rossi, Agostinho Gastaldo, Ermenegildo Schiavo e José GasperiniFoto: Acervo Colégio Murialdo / divulgação

Parceria

Com fotos e informações da Rede Murialdo de Educação e site www.colegiomurialdo.com.br.

Grupo Os Monarcas anima o baile de sábado, dia 11, na Fundação MarcopoloFoto: Os Monarcas / divulgação

Baile no sábado 

Animado pelo conjunto tradicionalista Os Monarcas, o baile de aniversário ocorre neste sábado (11), a partir das 22h30min, na Fundação Marcopolo (RST-453, Km 73). O cardápio inclui diversos petiscos (queijo, salame, amendoim, batata frita), além de pão, galeto, refrigerante e chopp. 

Durante o intervalo, haverá ainda música com a participação do padre Ezequiel Dal Pozzo. Ingressos, a R$ 260 (casal), podem ser adquiridos pelos fones (54) 3283.1290, (54) 99174.8150 ou (54) 99174.8150.

Leia mais:
Encontro de formandos de 1963 do Senai
Eletrônica de Olímpio Paganin em 1968
Lembranças do Mariani Artefatos de Couro
Comerciárias da Loja Renner em 1961
Memória dos Capuchinhos: 25 anos sem o Frei Ambrósio Tondello
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  
 

ng>  
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros