Imigração alemã: encontro da família Finkler - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória17/04/2019 | 07h30Atualizada em 17/04/2019 | 07h30

Imigração alemã: encontro da família Finkler

Descendentes promovem celebração na cidade de Mercedes, no Paraná, dias 27 e 28 de abril

Imigração alemã: encontro da família Finkler Acervo de família / divulgação/divulgação
O casamento de José Finkler e Leopoldina Boufleur em 1917, com a noiva (ao centro) de vestido preto, uma tradição alemã Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Nos dias 27 e 28 de abril, na cidade de Mercedes, Paraná, ocorre o 14º Encontro da Família Finkler (FinklerFest), cuja descendência também espalhou-se por várias cidades da Serra. De ascendência alemã, a família Finkler que imigrou para o Brasil era, em sua maioria, oriunda da cidade de Hasborn, na então região do Saarland. 

O primeiro familiar a chegar por aqui foi o alfaiate Mathias Finkler, que aportou no Rio de Janeiro em 25 de outubro de 1846, dirigiu-se a Porto Alegre e estabeleceu-se em Santo Inácio da Feliz, ex-colônia de São Leopoldo. 

Desde a fundação de São Leopoldo, aproximadamente 14 alemães da família Finkler vieram para o Brasil. Depois de colonizar o Rio Grande do Sul, ainda no século 19, eles rumaram para Santa Catarina, seguindo ao Paraná e marcando presença, em menor escala, no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Leia mais:
Encontro da família Fochesato em Ipê
Encontro da família Facchin em São Marcos da Linha Feijó
Encontro da família De Paoli em Garibaldi

O imigrante Mathias Finkler com a esposa Elisabeth e a filha mais nova FlorentinaFoto: Acervo de família / divulgação

A programação 

O encontro dos Finkler ocorre no Clube Grêmio de Mercedes. No sábado (27), a programação começa às 15h30min, com o jogo de futebol dos Finklers. Às 17h30min, será aberto o credenciamento e, às 20h30min, haverá jantar com música ao vivo. 

No domingo, às 10h30min, uma missa solene abre a programação. A celebração religiosa ocorrerá no salão do Clube Grêmio, mesmo local do almoço, que será servido às 12h30min e contará com o prato típico do município: costelão recheado. Após a refeição, haverá baile, sorteio de rifa com vários brindes e reunião para definir o local do próximo encontro. 

Informações e contatos nos e-mails lairbuchner@hotmail.com e maisa-debora@hotmail.com, ou nos telefones (45) 98808.4888, (45) 98823.9149 e (45) 3256.1418.

A família de Nicolau Finkler, filho do imigrante Mathias FinklerFoto: Acervo de família / divulgação

Em livro 

A saga da família foi contada em dois livros escritos pelo padre Pedro Finkler: O Imigrante Mathias Finkler, Descendência e Parentela e Os Finkler do Brasil e Suas Origens

Com a morte de Pedro, em 2004, Cíntia Finkler, com o auxílio de familiares, vem dando continuidade às pesquisas e atualizando a história e a árvore genealógica da família.

Na foto acima, a família de Nicolau Finkler, filho dos imigrantes Mathias Finkler e Maria Backes; a esposa Luiza Meinhard e os filhos, em sua residência no distrito de Joaneta, pertencente ao atual município de Picada Café.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Parceria

Informações desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Leia mais:
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros