Família Finatto celebra origens italianas - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória01/04/2019 | 07h30Atualizada em 01/04/2019 | 07h30

Família Finatto celebra origens italianas

Programação ocorre domingo, no Vale do Taquari, reunindo descendentes de Luigi e Angela

Família Finatto celebra origens italianas Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal Luigi e Angela com os filhos Caetano, Pedro, Vitória, Ambrosio, Lucia, Cecília, Angelo, José, Antonio, João e Terezinha Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

As origens da família Finatto, cuja ramificação estende-se por várias cidades da Serra, serão celebradas no próximo domingo, dia 7. É quando os descendentes de Luiz (Luigi) Finatto e Ângela Schena realizam o 9º Encontro da família Finatto, desta vez na cidade de Progresso, no Vale do Taquari. A organização está a cargo dos familiares de José Finatto.

A história dos Finatto começa em Montecchio Maggiori, na província italiana de Vicenza, e suas origens estão em Giuseppe Finatto, , que teve os filhos Giuseppe, Giovani e Luigi. Os três vieram para o Brasil e aportaram em Rio Grande, onde ficou Giuseppe. Já os irmãos se deslocaram pelo interior do Estado, e Luigi, casado com Ângela Schena, radicou- se na Vila Fão, pertencente a Lajeado. Foi onde formou sua família, composta pelos filhos Teresa, João, José, Antonio, Angelo, Lucia, Vitória, Pedro Paulo, Caetano, Ambrósio e Cecília (foto acima).

Agricultores em um primeiro momento, eles diversificaram as atividades e passaram a exercer funções nos mais diferentes ramos de negócio. Hoje espalhados por vários Estados brasileiros, os Finatto têm uma população estimada em cerca de 1,7 mil pessoas, descendentes dos três pioneiros.  

O desejo de refazer a história e recuperar as origens fez com que promovessem um primeiro encontro, em 2003.  Reuniram- se mais de 350 pessoas em Vila Fão para homenagear os filhos de Luigi e Ângela. O sucesso foi tanto que eles resolveram renovar os encontros a cada dois anos. 

A programação

Seguindo a tradição dos encontros de descendentes, a programação deste domingo inicia-se com um café colonial às 8h30min. Após, na igreja da cidade, será realizada uma missa. Depois da celebração religiosa, os participantes se deslocarão para o Clube do Grêmio Gaúcho, onde será servido o almoço. 

Mais informações: www.finatto.blogspot.com. Contatos com Elis, pelo telefone (51) 99399.2913.

Grafias

Há várias grafias para o sobrenome da família – Finatto, Finato, Finatti e Finati –, sendo esta última a que consta do Registro de Batismos da paróquia de San Giorgio Martire, de Montecchio Maggiori.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descen-dentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Família Vasata celebra as origens italianas
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro   
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Encontro da família Molon em Farroupilha 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros