Encontro das famílias Araldi e Provenzi - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória30/04/2019 | 07h30Atualizada em 30/04/2019 | 07h30

Encontro das famílias Araldi e Provenzi

Descendentes se reúnem, sábado, em Flores da Cunha e na cidade de Iraceminha, em Santa Catarina

Encontro das famílias Araldi e Provenzi acervo de família / divulgação/divulgação
A família de Aristides (um dos filhos de Giuseppe) e Berenice Araldi durante a colheita da uva em 1933. Da esquerda para direita vemos Antônio, Tereza, Berenice com o filho Armindo no colo, Dosolina, Gentil, José, Claudio e Constante Foto: acervo de família / divulgação / divulgação

As lembranças e homenagens aos antepassados imigrantes seguem impulsionando os encontros de família – e movimentando a programação festiva do final de semana, principalmente pelo interior. 

No próximo sábado, dia 4, na Linha 80, em Flores da Cunha, ocorre o 2º Encontro da Família Araldi.  Será a oportunidade para recordar de uma história iniciada há 142 anos e que foi celebrada também em 2016, na primeira edição. 

A trajetória dos Araldi no Brasil começou quando Giuseppe Maria Araldi migrou da província de Mantova, na Itália, desembarcando no Porto de Rio Grande em 22 de maio de 1877. Radicando-se, posteriormente, na Linha 80 da localidade de Nova Trento (atual Flores de Cunha), o imigrante uniu-se a também italiana Teresa Martinelli, natural da comuna de Cremona, na Lombardia.  

Dessa união nasceram  14 filhos: Frederico, Ernesto, Dosolina, Adele, Maria, Margherita, Aristides, Santa Orsola, José, Ângelo, Antônio, Angela, Ermelinda e Maria Dosolina. Giuseppe faleceu em maio de 1919 e Teresa, nove anos depois, em 1928. 

Na imagem acima,  a família de Aristides (um dos filhos de Giuseppe) e Berenice Araldi durante a colheita da uva em 1933. Da esquerda para direita vemos Antônio, Tereza, Berenice com o filho Armindo no colo, Dosolina, Gentil, José, Claudio e Constante.

Contatos pelo e-mail claudio1araldi@gmail.com ou pelos telefones (49) 99981.0999, com Cláudio; (54) 99681.8165, com Itacir; ou ainda (54) 99978.2311, com José.

Leia mais:
Encontro da família Facchin em São Marcos da Linha Feijó Encontro da família Brum
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha 

Os integrantes da família Provenzi em atividades na roça e na colheitaFoto: Acervo de família / divulgação

Os Provenzi 

Também neste sábado será realizado o 9º Encontro da Família Provenzi no CTG Herança Nativa, em Iraceminha, Santa Catarina. A família Provenzi se originou de um casal de  imigrantes italianos que, com nove filhos, se estabeleceu na localidade de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, em 1877. Posteriormente, os descendentes se espalharam pelo Brasil e por países vizinhos, passando, atualmente, de 19 mil parentes cadastrados na árvore genealógica da família.  

Conforme os organizadores, em cada momento da celebração serão  renovados os propósitos dos antepassados, que, com muito esforço e suor, permitiram que os descendentes pudessem rememorar a trajetória vivida. Informações e confirmação pelos telefones (49) 99976.1885, com Daiane; (49) 99993.1126, com Mirtes; ou (49) 99928.6475, com Miria.

Parceria

Informações desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Dellazeri em Coronel Pilar
Imigração alemã: encontro da família Finkler
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto   

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros