Encontro da família Brum - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória17/04/2019 | 07h40Atualizada em 17/04/2019 | 07h40

Encontro da família Brum

Descendentes promovem janta-baile dia 27 de abril, em Barros Cassal

Encontro da família Brum Acervo de família / divulgação/divulgação
A família de Higino Brum em 16 de maio de 1898, em São Sepé Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

O 12º Encontro da Família Brum contará com um animado jantar-baile, dia 27 de abril, no CTG Filastro Brum, em Barros Cassal, no Vale do Rio Pardo. 

Na busca pelas origens, as pesquisas chegaram até Antonio Van Der Bruyn, nascido em Maastricht, uma das mais antigas cidades da Holanda. Ele teve o filho Wilhelm Van Der Brunyn (Guilherme de Brum, como ficou conhecido em Portugal), que viveu alguns anos na Holanda e, por fim, radicou-se em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira. Ali, casou-se com a fidalga açoriana Violante Vaz Ferreira.

A descendência ramificou-se pouco depois por várias ilhas do arquipélago dos Açores e, designadamente, para a ilha do Faial. Passaram-se algumas gerações até chegarmos a Antônio de Brum, que se uniu matrimonialmente a Maria Espirito Santo. Desse casamento, nasceu, na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ilha do Pico, nos Açores, Nicolau da Silva Brum. 

Ainda moço, ele migrou para o Rio Grande do Sul, fixando-se em Rio Pardo. Ali, serviu no regimento dos Dragões e esposou Jacinta Rosa, também açoriana. Doze filhos nasceram dessa união, dentre os quais João de Brum, que casou em Rio Pardo com Joaquina Rozae e foi morar em São Sepé. 

Entre os imigrantes italianos, em 1883, também chegaram ao Brasil os irmãos Antônio Brum e Luiza Brum, trazendo em sua companhia o pai Pietro Brum, viúvo e já idoso. Hoje, existem descendentes da família Brum em todo o RS, em vários Estados do Brasil e por vários países do mundo. 

Contato com Maria Alvina Brum pelo e-mail alvina.brum@gmail.com.  

Parceria 

Informações desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Leia mais:
Encontro da família Facchin em São Marcos da Linha Feijó
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros