Aldo Locatelli e a pintura do "Itálico Berço" em 1953 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória11/04/2019 | 07h30Atualizada em 11/04/2019 | 07h30

Aldo Locatelli e a pintura do "Itálico Berço" em 1953

Painel foi encomendado pela prefeitura municipal e pela comissão da Festa da Uva de 1954

Aldo Locatelli e a pintura do "Itálico Berço" em 1953 Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação/divulgação
Aldo Locatelli (no alto, à esquerda) e sua auxiliar (ao centro) trabalhando na pintura em meados de 1953 Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação / divulgação

Localizado no Centro Administrativo Municipal Vinícius Ribeiro Lisboa, o painel "Do Itálico Berço a Nova Pátria Brasileira" é um dos tantos legados deixados pelo pintor italiano Aldo Locatelli em Caxias.

A obra foi uma encomenda da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Euclides Triches, e da Comissão da Festa da Uva de 1954, sob a presidência de Júlio Ungaretti. Foi executado provavelmente na segunda metade de 1953, pois deveria estar pronto para a inauguração do novo pavilhão próprio, em 27 de fevereiro de 1954, na abertura da programação. 

Trata-se de uma homenagem de Locatelli à trajetória dos imigrantes que colonizaram a região. Medindo 30,8m de extensão por 2,75m de altura, o mural é formado por oito sequências, que retratam a chegada dos italianos, o trabalho na vitivinicultura, a vindima, o lavrador semeando a terra e os operários atuando nas primeiras indústrias. O artista também faz menção aos índios que habitavam a região e aos gaúchos.

 Leia mais:
Festa da Uva 1986: um cartaz inspirado pelo painel de Aldo Locatelli
Um incêndio danifica o painel de Aldo Locatelli em 1992 

Aldo Locatelli (à esquerda) e sua auxiliar trabalhando na pintura em meados de 1953Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação

Imagens raras

Nas duas fotos acima, integrantes de uma doação feita ao Arquivo Histórico Municipal pelas famílias Ungaretti e Triches, vemos dois raros momentos de Locatelli (no alto, à esquerda) pintando o painel, acompanhado de uma auxiliar.

– Naquela época, ele era professor da Escola de Belas Artes. Provavelmente, seja uma das alunas que esteja fazendo a cor de base para ele pintar o final depois – complementa a professora e pesquisadora Véra Stedile Zatera.

Painel é um dos destaques do segundo pavimento do Centro Administrativo MunicipalFoto: Roni Rigon / Agência RBS

Leia mais:
Anos 1950: primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952
Aldo Locatelli: um retrato em 1962

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros