Formandos de Ciências Econômicas em 1963 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória27/03/2019 | 08h31Atualizada em 27/03/2019 | 08h31

Formandos de Ciências Econômicas em 1963

Primeira turma da faculdade graduou-se quatro anos após a instalação do curso, em 1959

Formandos de Ciências Econômicas em 1963 Studio Geremia / Acervo CEDOC, IMHC-UCS, divulgação/Acervo CEDOC, IMHC-UCS, divulgação
A formatura da primeira turma, em 16 de março de 1963 Foto: Studio Geremia / Acervo CEDOC, IMHC-UCS, divulgação / Acervo CEDOC, IMHC-UCS, divulgação

Quatro anos após a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, em 1959, os formandos da primeira turma colaram grau em 16 de março de 1963. A formatura englobou Missa de Ação de Graças na Catedral Diocesana, pela manhã, e cerimônia no suntuoso Cine Ópera, à noite, como era de praxe naqueles tempos.

Também houve uma série de lembranças aos primeiros professores, entre eles Ulysses De Gasperi, Noely Clemente de Rossi, Ernani Fleck, Ary Zatti Oliva e Luiz Carlos Gonzaga de Oliveira Sant’ Anna. Já os homenageados de honra foram o primeiro diretor da faculdade, Pedro Paulo Zanatta, o bispo Dom Benedito Zorzi e o padre e também professor Dalcy Angelo Fontanive.

Da relação dos 48 matriculados para a primeira turma, formaram-se 33, sendo apenas uma mulher: Mafalda Maria Michelon — o mesmo ocorreu na turma de 1966, quando somente Lucila Ceratti Kurtz graduou-se.

São eles, por ordem alfabética: Adauto Setembrino Cembrani, Angelo Baggio Spiandorello, Anibal Martini, Antonio Celso Wiltgen, Antonio Demerval Paim Caon, Arduino Mazzotti, Dorval D’ Agostini, Edemir Giácomo Zatti, Francisco Angelo Paglioli, Helio Drago, Joir Bastos Souza, Luiz Bussolotto, Luiz Carlos Rossi, Mafalda Maria Michelon, Mario Juarez de Oliveira, Milton Rossarola, Nelson Germano Prezzi, Nelson Goulart Ramos, Nerio Gabriel Grossi, Nilo Cini, Odir Decio Variani, Olivio de Rossi, Ramiro Corso, Raul Tessari, Remi Angelo Euriconi, Renoi Cesar Cemin, Rinaldo Cistilio Dal Pizzol, Runy Carlos Cavagnolli, Sady Pedro Zattera, Sergio Bruno Cesa, Thomas Lucia. Vicente Newton Fonseca Vieira e Walter Meneguzzi. 

O paraninfo da turma foi o deputado Daniel Faraco.

Leia mais:
Faculdade de Ciências Econômicas em 1959
Homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS
Homenagem aos fundadores da UCS, em 1967
UCS: calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares  
Aquilino Zatti: uma trajetória de vida e uma escola
Oficina de Marcenaria do Senai em 1951
Randon 70 anos: uma mecânica surge em 1949

Acadêmicos da Faculdade de Economia visitam o Escritório Modelo, em Bento Gonçalves, em 17 de agosto de 1959Foto: Acervo CEDOC, IMHC-UCS / divulgação

Vida acadêmica

Nas imagens acima e abaixo, integrantes do Centro de Documentação do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, alguns registros das visitas acadêmicas dos alunos da primeira turma. As fotos foram recentemente doadas à Universidade pelo empresário Raul Tessari, aluno da primeira turma e um dos formandos de 1963. 

Entre os destaques, um registro da viagem dos acadêmicos a Belo Horizonte, para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1960. 

Visita dos alunos à Fábrica de Acordeons Todeschini, em Bento Gonçalves, em agosto de 1959Foto: Acervo CEDOC, IMHC-UCS / divulgação
Viagem dos acadêmicos da Faculdade de Economia para Belo Horizonte, para participar do Congresso da UNE, em 1960Foto: Acervo CEDOC, IMHC-UCS / divulgação

Primórdios da Faculdade

Conforme informações contidas na publicação Origens da Universidade de Caxias do Sul – As Escolas e as Faculdades Isoladas, em 2 de janeiro de 1959 foram abertas as inscrições para o concurso de habilitação de professores. Entre os docentes daqueles primeiros anos figuraram nomes como Sylvio Fonseca Pires, Valter Casara, Bertilo Wiltgen, Fernando La Salvia, Azyr Nehme Simão, Pedro Baumgartner, Manuel Luzardo de Almeida, Romano Lunardi e Claudio Eberle.

Já em 20 de janeiro, deu-se a abertura das inscrições ao primeiro vestibular. As provas, que incluíam exame oral, ocorreram a partir do dia 16 de fevereiro. Os aprovados iniciaram as aulas em 11 de março de 1959.  

O novo prédio da Faculdade de Ciências Econômicas e de Filosofia, no final dos anos 1960, ao lado da Catholica Domus (E)Foto: Acervo CEDOC, IMHC-UCS / divulgação

O novo prédio

Foi durante a formatura da primeira turma, em 16 de março de 1963, que ocorreu o descerramento da placa comemorativa do novo prédio da faculdade. Após quatro anos ocorrendo no primeiro andar da Catholica Domus, de 1959 a 1963, as aulas passaram a ser ministradas no novo espaço construído pela Diocese de Caxias do Sul, o Edifício Santa Teresa, bem ao lado, na Rua Os Dezoito do Forte.

Foi lá também que funcionou, a partir de 7 de março de 1963, a antiga Faculdade de Filosofia. Na imagem acima, o prédio captado a partir do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Leia mais:
Rua Andrade Pinto: a atual Os Dezoito do Forte desde 1931
Carrinhos de lomba "fervem" a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Tacale pau na Rua Os Dezoito do Forte em 1950 

Celebração

Para comemorar os 60 anos do curso, a UCS promove nesta quarta (27) uma sessão solene no Salão de Atos da Reitoria. Será às 17h, reunindo autoridades acadêmicas, convidados, professores e ex-alunos.

Colaboração

Parte das informações desta página foi reproduzida do livro Origens da Universidade de Caxias do Sul – As Escolas e as Faculdades Isoladas, organizado por Gelson Rech e Jayme Paviani e lançado pela Educs em 2018. O capítulo dedicado à Faculdade de Economia coube ao professor Miguel Pletsch.

Leia mais:
Anos 1950: primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul.
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952
Oficina de marcenaria do Senai em 1951  
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Gastronomia e hotelaria: uma história de 70 anos
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Salão Nobre do Eberle em 1968
Memórias na vertical: a história dos antigos prédios de Caxias  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros