Começa prazo de recadastramento biométrico em três cidades da Serra - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cartórios eleitorais11/03/2019 | 12h08Atualizada em 11/03/2019 | 12h08

Começa prazo de recadastramento biométrico em três cidades da Serra

Atendimento pode ser agendado pela internet

Começa prazo de recadastramento biométrico em três cidades da Serra Porthus Junior/Agencia RBS
Quem não fizer o procedimento no cartório eleitoral da respectiva cidade não poderá votar nas eleições municipais de 2020 Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O prazo de recadastramento biométrico obrigatório começou, nesta segunda-feira (11), para os eleitores de três municípios da Serra: FarroupilhaCanela e Paraí. Quem não fizer o procedimento no cartório eleitoral da respectiva cidade não poderá votar nas eleições municipais de 2020. 

Para os eleitores de Paraí, o período é mais curto: o prazo termina em 5 de junho deste ano. Em Farroupilha, o prazo termina em 11 de dezembro. Para os eleitores de Canela, o fim do prazo é em 11 de março do ano que vem.

Leia mais
Eleitores faltosos precisam regularizar situação para não ter título cancelado

A coleta de digitais de eleitores já vinha sendo feita nesses municípios antes do prazo oficial, para pessoas que eventualmente buscavam atendimento nos cartórios - como, por exemplo, os jovens, para o 1º título de eleitor. Em Farroupilha, 26.051 eleitores já estão com as digitais cadastradas, o que corresponde a 47% do total de cerca de 55.600, e não precisam fazer novamente o procedimento. Em Canela, esse número é de 8.546 eleitores, 27,2% do total de 31.420. Já em Paraí, mais da metade já cadastrou as digitais: 4.479 de um total de 6.170.

Para saber se já está com a biometria cadastrada, o eleitor pode consultar o próprio título - onde, no canto superior direito, consta a inscrição "identificação biométrica".

Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, o atendimento no cartório eleitoral da cidade pode ser agendado pela internet, no site do TRE-RS. Em Farroupilha, em torno de 60 eleitores por dia podem marcar horário para serem atendidos no cartório, que fica na rua Thomas Édison, 355, sala 01, no Centro. Para os eleitores de Paraí, o atendimento é feito no cartório eleitoral de Casca, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 41. Em Canela, o agendamento está aberto para esta semana, com previsão de atendimento para 40 a 50 eleitores por dia. O cartório do município fica na Rua Dona Carlinda, 450, sala 227, no centro e o eleitor também pode comparecer diretamente para atendimento entre as 12h e as 19h, de segunda a sexta-feira.

Para fazer o recadastramento das digitais, o eleitor deve levar ao cartório um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência.  

Leia mais
Além de seis prováveis candidatos a prefeito de Caxias, outros nomes surgem para marcar território
DEM terá candidato a prefeito de Caxias do Sul
PSL terá candidato a prefeito de Caxias do Sul

Conforme a chefe do cartório eleitoral de Canela, Iolanda Xavier da Silva, a meta até o fim deste ano é recadastrar 10.240 eleitores residentes no município.

— Reforçamos a equipe, que normalmente tem quatro servidores, com três estagiários. Nos próximos dias chegará mais um kit de biometria, que se somará aos quatro que já temos — explica.

O cartório de Canela tem uma particularidade por também ser responsável pelo atendimento dos eleitores de Gramado. Para os gramadenses, no entanto, ainda não há um prazo de recadastramento obrigatório. O município poderá entrar ainda no período previsto para 2021. É o mesmo caso, na Serra, de Bento Gonçalves, onde ainda não foi estabelecido o período obrigatório.

No Rio Grande do Sul, a previsão é que todos os municípios tenham o recadastramento biométrico concluído para as eleições de 2022. Em todo o Estado, cerca de 5 milhões de um total de 8,3 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento.

Leia também
Prazo para obter desconto no IPTU se encerra nesta segunda em Bento Gonçalves
Passageiros de ônibus que tinham crédito nos cartões pagarão tarifa antiga por 60 dias
Ressarcimento de ingressos de pessoas impedidas de ver shows na Festa da Uva será feito a partir desta segunda

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros