Alunos de Caxias do Sul participam de projeto inédito em parceria com a Marinha do Brasil - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Meio ambiente09/01/2019 | 10h47Atualizada em 09/01/2019 | 10h57

Alunos de Caxias do Sul participam de projeto inédito em parceria com a Marinha do Brasil

Uma parte da turma embarcou para o Rio de Janeiro na última segunda-feira

Alunos de Caxias do Sul participam de projeto inédito em parceria com a Marinha do Brasil Acervo pessoal/Divulgação
Foto: Acervo pessoal / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Desde o início desta semana, alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) integram um projeto inédito em parceria com a Marinha do Brasil. Ao todo, 14 alunos, divididos em três etapas, embarcam a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, o quinto maior laboratório flutuante do mundo, para participar de pesquisa e atividades acadêmicas in loco. 

Uma parte da turma embarcou para o Rio de Janeiro na última segunda-feira. Eles ficarão 23 dias, com saída no município carioca de Niterói, e navegarão por toda costa marítima até o porto de Itajaí, em Santa Catarina. O projeto que estão integrando faz parte do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, chamado de Leplac. 

O objetivo do plano é estabelecer o limite exterior da plataforma continental. Os demais alunos embarcarão em fevereiro e março.

– A Marinha fará uma série de pesquisas que vão embasar diversas pesquisas acadêmicas, e os alunos terão vivências de marinheiro e a chance de aprofundar conhecimentos em áreas bastante interessantes para a formação deles. Uma experiência única – explica a coordenadora do curso, Raquel Cristina Balestrin.

Uma seleção indicou os 14 participantes por meio de currículo, carta de intenção e histórico escolar. São alunos dos campus de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Na prática, cada etapa fará estudos do ecossistema marinho como um todo. O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira é um navio da Marinha do Brasil que é equipado para pesquisas oceanográficas em geologia e biologia e focado em pesquisas científicas.

Leia também
Após derrotas eleitorais, crise aflora no PDT de Caxias do Sul
"Muito difícil voltar atrás", diz Vinicius Ribeiro
"Guerra defende reeleger projeto", afirma secretário da Saúde 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros