Memória: Os antigos verões no Clube Palermo  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Caxias antiga12/12/2018 | 07h30Atualizada em 12/12/2018 | 22h36

Memória: Os antigos verões no Clube Palermo 

Espaço de lazer foi refúgio de gerações de caxienses entre os anos 1950 e 1990

Memória: Os antigos verões no Clube Palermo  Studio Beux / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação/Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Grupo de mulheres às margens do lago artificial, construído junto ao complexo nos anos 1950 Foto: Studio Beux / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O calorão dos últimos dias e a proximidade da estreia oficial do verão, dia 21 de dezembro, trazem à tona as recordações dos antigos balneários de Caxias do Sul. E, lógico, o Palermo é um dos refúgios mais lembrados. 

Há 60 anos, na edição de 18 de janeiro de 1958, o Pioneiro trazia uma ampla reportagem de contracapa sobre o novíssimo espaço de lazer dos caxienses. O texto, intitulado "Clube Palermo: Logradouro Aprazível e Modelar", também fazia um hilário trocadilho com a localidade onde o balneário estava situado: "A zona de São Romédio encontrou o remédio para uma cidade". 

Confira parte da reportagem original, destacando o sonho de seu idealizador, Américo Tessari:

"Queremos nos referir a este magnífico Clube Palermo, construído nos terrenos de propriedade do sr. Américo Tessari e que se situa também rente à Estrada Federal (BR-116), próximo ao famoso povoado de São Romédio – cuja fisionomia tipicamente europeia representa uma lembrança serena dos lugarejos italianos engastados nas montanhas apeninas. O sonho acalentado durante 10 anos pelo sr. Américo Tessari – idealizador e realizador daquele magnífico recanto – já está assumindo contornos definidos através daquela realidade esplendente que a maioria dos caxienses tiveram já a oportunidade de constatar. A olaria, que antes ocupava aquele mesmo lugar, foi sendo usada de molde a propiciar a movimentação da terra – milhares de metros cúbicos – e com o andar do tempo, as ilhas caprichosas, as cinco que hoje emolduram o centro da piscina, foram surgindo, belas, acompanhando a sinuosidade sentimental e ziguezagueante da piscina em toda a sua extensão".

Leia mais:
Antigos verões: o Balneário De Lazzer
Outros verões... na coluna Memória
Veraneios de outros tempos…
Pé na tábua rumo ao Litoral
Dose dupla: Areias Brancas em 1954, Torres em 1964

As famosas pinguelas: frequentadores desfrutavam da vasta área verde e das ilhas junto ao lagoFoto: Studio Beux / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

A estrutura

O texto de 1958 detalhava outros atrativos:

"A área total do parque é de 60 mil metros quadrados, dos quais somente a piscina abrange 15 mil, estando ela totalmente revestida de lajes e com um muralhão de pedras circundando-a em toda sua extensão. Cinco ilhas localizam-se ao centro da piscina, arborizadas e embelezando-a magnificamente. Duas dessas ilhas foram ligadas este ano, através das chamadas pinguelas, facilitando o acesso. Naquela área estão ainda localizados um campo de futebol de dimensões oficiais, canchas de basquete, vôlei e tênis, e uma piscina também totalmente revestida de lajes, inaugurada este ano e destinada às crianças".

Leia mais:
Um veraneio e um passeio a cavalo
As antigas guaritas salva-vidas do Litoral Norte
Família Fontana em Torres nos anos 1950 e 1960
Praia de Banhos de Torres em 1958
Fotos antigas de Torres pela colaboração dos leitores 

Vista aérea de 1964 destacava o oásis natural do Balneário PalermoFoto: Studio Beux / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Atrativo turístico  

Além da população caxiense, o Palermo atraía centenas de turistas nos anos 1950 e 1960, em especial os uruguaios. "Estes têm se mostrado maravilhados com a magnificência do parque, considerando a piscina a maior por eles vista, tanto na sua área como na beleza estética".

Ainda conforme o texto de 1958, "apesar de estar funcionando há quase três anos (desde 1955), ainda não foi inaugurado oficialmente. Contudo, de acordo com as informações prestadas pelo sr. Tessari, o ato inaugural dar-se-á possivelmente em setembro, por ocasião da visita do presidente da Itália ao Brasil".

A saber: Giovanni Gronchi, o presidente italiano, passou por Caxias em 13 de setembro de 1958, aconpanhando o presidente Juscelino Kubitschek. Ambos inauguraram o Monumento à Itália – a bota de concreto quebrada em São Pelegrino –, mas não chegaram a abrir oficialmente o Palermo.

Leia mais:
Monumento à Itália: os 60 anos de um símbolo à espera de restauro
Gronchi e  Kubitschek: dois presidentes e uma capa em italiano em 1958
Rafael Zambelli: combate e morte na Primeira Guerra Mundial
Nostalgia do verão: um filme em Torres em 1950
Uma carrocinha na beira da praia
Memórias dos leitores na beira da praia

A reportagem de 18 de janeiro de 1958 no PioneiroFoto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

O idealizador

Américo Tessari, proprietário do Palermo, pertencia à tradicional família Tessari, de São Romédio, e foi presidente por vários anos da Sociedade da Igreja. Devido à sua função de pedreiro, ajudou a construir o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, o Lanifício São Pedro e o Moinho Germani, entre outros. Paralelamente, exerceu cargos na diretoria da associação Rural de Caxias do Sul e foi presidente da Cooperativa Agrícola Caxias do Sul Ltda.  

Colaboração

Com informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Leia mais:
Os 140 anos de São Romédio
Rumo aos 140 anos de São Romédio
As origens de São Romédio
São Romédio, talian e as origens de Caxias do Sul
Família Tessari e as lembranças de São Romédio da Quinta Légua
Família Fedrizzi e as origens de São Romédio
Vasco Fedrizzi e as lembranças dos 140 anos de São Romédio
Pedro Tessari: uma gruta no Lar da Velhice São Francisco de Assis

Confira outras publicações da coluna Memória
Acesse antigas publicações do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros