Memória: Festa da Uva 1969 e os primórdios da TV Caxias - Canal 8 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Caxias antiga04/12/2018 | 11h53Atualizada em 04/12/2018 | 11h54

Memória: Festa da Uva 1969 e os primórdios da TV Caxias - Canal 8

RBS TV Caxias, inaugurada em 22 de fevereiro de 1969, celebra 50 anos no dia da estreia da próxima Festa da Uva, em 2019

Memória: Festa da Uva 1969 e os primórdios da TV Caxias - Canal 8 Floriano Bortoluzzi / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Floriano Bortoluzzi / Agência RBS / Agência RBS

Fevereiro e março de 2019 marcam duas datas emblemáticas do calendário de Caxias do Sul: os 50 anos da inauguração da TV Caxias – Canal 8 e os 50 da estreia dos desfiles noturnos da Festa da Uva. A primeira deu-se em 22 de fevereiro de 1969, quando Caxias foi a primeira cidade do interior a dispor de uma emissora do Grupo RBS. 

O empresário Mauricio Sirotsky inaugurou a então TV Caxias Canal 8 no dia da largada da Festa, com a colaboração dos empresários Nestor Rizzo e Ottoni Minghelli — duas semanas depois, em 8 de março, o corso noturno chegava para iluminar uma Sinimbu acostumada a ver o cortejo apenas durante o dia.

Leia mais:
A comunicação em Caxias nos últimos 50 anos
Michelin Filmes e o vídeo oficial da Festa da Uva de 1969
A estreia do corso noturno da Festa da Uva em 1969
1969: um corso noturno ilumina a Sinimbu

Naquele finalzinho dos anos 1960, a TV Caxias Canal 8 deu início à crescente abrangência estadual da então TV Gaúcha de Porto Alegre, fundada em 1962. Conforme reportagem do Pioneiro de 23 de fevereiro de 1969, a solenidade contou com as presenças do então Ministro dos Transportes dos governos Costa e Silva e Médici, o caxiense Mário Andreazza, e da comitiva da Festa da Uva, integrada pela rainha Elizabeth Menetrier e suas quatro princesas: Ana Cristina Rodrigues, Elizabeth Corsetti, Jocélia Pizzamiglio e Lisana Schumacher. Já o bispo Dom Benedito Zorzi abençoou as instalações. 

Na foto abaixo, Maurício Sirotsky discursa durante a cerimônia. Na sequência, Elizabeth Menetrier cumprimenta Sirotsky, entre os governadores Ivo Silveira (de Santa Catarina, à esquerda) e Paulo Pimentel (do Paraná). 

Leia mais:
Os 45 anos da TV Caxias - Canal 8
Alonso Cabeleireiros e um programa de entrevistas na TV Caxias Canal 8
TV Caxias - Canal 8 em 1973
Estúdios da TV Caxias Canal 8 em 1975
La Vindima: um galeto que marcou época
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
A Kombi Daktari da TV Caxias Canal 8   

22 de fevereiro de 1969: Maurício Sirotsky durante a inauguração, junto à rainha Elizabeth Menetrier, o ministro Mário Andreazza e o bispo Dom Benedito ZorziFoto: Floriano Bortoluzzi / Agência RBS
Elizabeth Menetrier cumprimenta Maurício Sirotski (D), entre os governadores Ivo Silveira (Santa Catarina) e Paulo Pimentel (Paraná) Foto: Floriano Bortoluzzi / Agência RBS
Maurício Sirotsky cumprimenta o empresário e apresentador Nestor RizzoFoto: Floriano Bortoluzzi / Agência RBS

Os programas 

Nos primórdios, a TV Caxias produzia boa parte da programação, com destaque para o Hoje na Notícia, o programa infantil Tia Suzi e o Domingo Alegre. O restante da grade era preenchido com programas da TV Gaúcha Porto Alegre. Já em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo, quando a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca. A denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão) passou a ser usada a partir de 1979.

Leia mais:
Rádio Caxias, Nestor Gollo e o programa Vem pra Cancha, Amigo
Nestor Gollo e o lendário auditório da Rádio Caxias nos anos 1950 e 1960
Angela Maria em dose dupla em Caxias em 1957 

O prédio 

Localizada na esquina das ruas Bento Gonçalves e Borges de Medeiros, a sede da RBS TV Caxias passou por diversas mudanças em sua estrutura ao longo das últimas quatro décadas. Hoje, abriga, além da TV, as rádios Gaúcha e Atlântida. Em breve, passará a abrigar também a sede do Jornal Pioneiro, que no último dia 4 de novembro celebrou 70 anos de fundação.

Leia mais:
Caxias pelas lentes de um turista em 1960
Mansueto de Castro Serafini Filho e o Caxias Magazine
Paulo Gargioni: 50 anos de colunismo social
Christiano Carpes Antunes e os primórdios da coluna social do Pioneiro
Outras Palavras: João Pulita entrevista Paulo Gargioni em 1989

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros