Chuva provoca alagamentos em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estragos25/12/2018 | 19h57Atualizada em 25/12/2018 | 19h57

Chuva provoca alagamentos em Caxias do Sul

Bombeiros receberam chamados de diversos bairros; moradores relatam que água invadiu residências

Chuva provoca alagamentos em Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A chuva que atingiu Caxias do Sul por volta das 15h30min desta terça-feira (25) provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. A precipitação intensa durou mais de meia hora e foi acompanhada por vento e granizo em alguns pontos. 

Leia mais
"Parecia coisa de filme", diz dona de estabelecimento atingido por vendaval em Vacaria

O Corpo de Bombeiros relatou ter recebido mais de 10 chamados de ajuda. Até as 19h30min, alguns locais ainda estavam em atendimento. Há registros de que a água invadiu residências nos bairros Pio X, Cristo Redentor e São Leopoldo. 

João Otávio Mendes, presidente do bairro São Leopoldo, relata que pelo menos quatro famílias sofreram perdas por conta de alagamentos e uma residência teria, inclusive, desabado, fato que não foi confirmado pelos bombeiros.

— A família conseguiu se salvar dentro do banheiro. É um absurdo, a rede do bairro não comporta e o esgoto volta. Agora tem pessoas limpando as casas com risco de choque elétrico — aponta. 

No bairro Bela Vista não houve ocorrências graves, mas moradores relatam que a água subiu a uma altura de até 40 cm em alguns pontos. É o caso da aposentada Nilsa de Souza Silva, 68. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (25/12/2018)Chuva intensa provoca alagamentos em Caxias nesta terça-feira (25). Moradores do bairro Bela Vista reclamam da estrutura de escoamento e dizem que acúmulo de água é frequente, o que provoca prejuízos. Na foto, Nilsa de Souza Silva, 68, aposentada. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Ela aluga a parte de baixo da residência onde mora. Ali, o nível da água ultrapassou os degraus que dão acesso à porta de entrada. No entanto, como a família que mora ali está viajando, ela não sabe a extensão dos danos. 

Vizinhos que moram entre a Rua Bôrtolo Zani e Marechal Rondon, afirmam que, quando chove muito, o prejuízo é certo. O motorista Ademar Dorigati, 52, conta que a água subiu até a altura do para-choque de sua caminhonete que estava estacionada no pátio de casa e entrou no motor do veículo.

— Fazia três dias que eu tinha trocado o óleo — lamenta. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (25/12/2018)Chuva intensa provoca alagamentos em Caxias nesta terça-feira (25). Moradores do bairro Bela Vista reclamam da estrutura de escoamento e dizem que acúmulo de água é frequente, o que provoca prejuízos. Na foto, Ademar Dorigati, 52, motorista. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Segundo Dorigati, a galeria subterrânea que atende os moradores não dá conta de escoar toda água, problema que seria histórico no bairro. 

— A água vem com força. Eu moro aqui desde 1973 e sempre enfrentamos esse problema. A parte de baixo (da casa) já inutilizou, nem dá para fazer nada — reclama.  

O Pioneiro tentou contato com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, mas não obteve retorno. 

Leia também
Fórmula de cálculo de aposentadorias será alterada
"Dedicou a vida à comunidade" afirma filha de ex-líder comunitário Luiz Pizzetti

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros