Moradores "comemoram" um ano sem reparo de monumento em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Cultura09/11/2018 | 20h21Atualizada em 09/11/2018 | 20h22

Moradores "comemoram" um ano sem reparo de monumento em Caxias do Sul

Manifestante protocolou pedido de restauro de escultura no bairro São Pelegrino no dia 6 de novembro de 2017

Moradores "comemoram" um ano sem reparo de monumento em Caxias do Sul Ivan De Stefani/Divulgação
Monumento à Itália foi danificado em um acidente de trânsito no ano passado Foto: Ivan De Stefani / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Um grupo de moradores demonstrou sua indignação com o estado do Monumento à Itália, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. A tradicional "bota" inaugurada em 1958 na Praça João Pessoa foi atingida por um veículo no dia 8 de junho de 2017 e ainda não foi reparada.

Leia mais
Monumento à Itália é danificado em acidente de trânsito em Caxias
Nove meses após acidente, restauro do Monumento à Itália, em Caxias, ainda não tem data de início
Monumento à Itália: os 60 anos de um símbolo à espera de restauro

O morador Ivan De Stefani diz ter realizado pedido para o restauro da escultura no dia 6 de novembro do ano passado, pelo Alô Caxias. Como forma de protesto, nesta sexta-feira (9) colocou um banner balões junto ao monumento, "comemorando" o que considera um descaso do poder público. 

O cartaz, assinado pelo movimento Por uma Caxias Melhor, traz uma matéria do Pioneiro da época do acidente e busca chamar a atenção da Secretaria Municipal da Cultura. Os manifestantes também pedem um bolo em decorrência do um ano de espera completado. 

Em setembro, o secretário da Cultura Joelmir da Silva Neto estimou que as obras começariam em cerca de 40 dias. Procurado pelo Pioneiro, ele afirmou que o processo demorou mais do que o esperado pela dificuldade de encontrar um artista para realizar o restauro.

— Não pode ser um trabalho amador, a pedra quebrou num ponto único, não é simples. E temos que manter o máximo da característica original — aponta. 

Neto diz que a contratação de um restaurador indicado por outros profissionais está sendo finalizada. A nova estimativa é de que, no mês de dezembro, a base do monumento seja retirada da praça para que o artista inicie o trabalho em seu ateliê. O secretário não adiantou o nome do profissional.

— Ele teve problemas de saúde, viagens, isso atrasou também um pouco o processo também. Mas nos reunimos há cerca de uma semana e estamos fechando a documentação. Queremos entregar o monumento nas mais perfeitas condições — garante. 

Confira na íntegra o texto colocado no monumento:

Caxiense,

Viemos através deste banner demonstrar nossa indignação perante à omissão do poder público com nossa história. Foi requerido através do Alô Caxias que, ao menos, fosse realizado um estudo técnico e, posteriormente, a restauração do monumento. Como esperado, nada foi feito. Neste banner, além de querer chamar a atenção da Secretaria da Cultura e prefeitura, gostaríamos de pedir um bolo em comemoração ao ano de espera. É possível?

Leia mais
Monumento à Itália é danificado em acidente de trânsito em Caxias
Nove meses após acidente, restauro do Monumento à Itália, em Caxias, ainda não tem data de início
Monumento à Itália: os 60 anos de um símbolo à espera de restauro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros