Memória: Charles Lamb nas Olimpíadas Caxienses de 1952 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga08/11/2018 | 07h30Atualizada em 08/11/2018 | 15h20

Memória: Charles Lamb nas Olimpíadas Caxienses de 1952

Falecido em 2016, aos 80 anos, ciclista foi um dos ídolos dos anos 1950 e 1960

Memória: Charles Lamb nas Olimpíadas Caxienses de 1952 Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação/Acervo de família, divulgação
Charles Lamb (E), campeão das Olimpíadas Caxienses de 1952, e os amigos Loreno Notari (ao centro) e Itagiba Kieling (D) Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação / Acervo de família, divulgação

Ele foi o maior ícone do ciclismo gaúcho dos anos 1950 e 1960 e, em 1952, sagrou-se o "Campeão do Pedal" das Olimpíadas Caxienses, promovidas pela Rádio Caxias nos dias 15, 16 e 17 de agosto daquele ano. Falamos de Charles Lamb, o Chalera, morto em 26 de março de 2016, aos 80 anos.

O adeus ao ídolo do ciclismo Charles Lamb
Confira o vídeo original das Olimpíadas Caxienses de 1952, feito por seu Oscar Boz
Amantes da velocidade: motociclismo caxiense nos anos 1950 

Aos 16 anos em 1952, o imberbe Lamb, representando o Chevrolet F.C.,  alcançou o primeiro lugar na categoria Bicicleta Standard, seguido por Loreno Notari (do Colégio do Carmo) e Itagiba Kieling (do La Salle), em segundo e terceiro, respectivamente. São dessa prova as imagens desta página, cedidas pelo leitor Alberto Rech, a partir do acervo disponibilizado a ele pela família.

Charles Milton Lamb nasceu em Porto Alegre em 26 de setembro de 1935 e mudou-se para Caxias do Sul ainda na adolescência, acompanhando os pais, Alvina Scharlau Lamb e Walter Lamb – um dos sócios-fundadores da empresa Colar. Os primeiros registros da participação do jovem em competições datam de 1951, às vésperas de ele completar 16 anos.  Em 2 de setembro daquele ano, Lamb "estreava" disputando a Prova Ciclística da Semana da Pátria, competindo com nomes como Homero Tedesco, Zulmiro Mari e Luciano Elia. 

Mas a consagração mesmo chegou nos anos de 1957 e 1958, quando Lamb venceu por duas vezes consecutivas a tradicional Volta da Cidade de Porto Alegre, prova internacional de maior importância no Estado, com um percurso de 80 quilômetros.  Depois de atuar na Metalúrgica Madal e participar de dezenas de provas em Caxias e região, Chalera fixou residência em São Leopoldo em 1963, onde viveu pelas cinco décadas seguintes.

Parte das informações desta coluna foi publicada originalmente em 28 de março de 2016, logo após o falecimento do ídolo.

Charles Lamb e a equipe da organização das Olimpíadas Caxienses defronte à Catedral Diocesana, em agosto de 1952Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação
Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação

Leia mais:
Uma olimpíada agita Caxias do Sul em 1952
Francisco Michielin: "E nós tivemos Olimpíada"
O Sport Club Juvenil na história do futebol caxiense
Taca-le pau na Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano em 1954
Grêmio Esportivo Flamengo, Inter e um corte de cabelo em 1958  
Mauro De Blanco e um incêndio no centro de Caxias em 1952 

A família

Charles Lamb casou-se com Maria Helena Lamb em 2 de março de 1958, nascendo dessa união as filhas Margareth, Elizabeth e Adriana. Além da esposa e das filhas, ele deixou as netas Renata, Fernanda e Roberta, filhas de Margareth e Gilberto Teixeira Lessa. Ele está sepultado em São Leopoldo. 

Chalera, o "Campeão do Pedal"Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação
Chalera, o "Campeão do Pedal"Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação

Organização

As Olimpíadas Caxienses foram organizadas pelo Departamento de Esportes da Rádio caxias, coordenado por Nestor Gollo. Mas as comissões envolveram dezenas de outros profissionais das mais diversas áreas, como Nestor Rizzo, Dante Andreis, Mauro De Blanco, Arduíno Masotti, Mario Antonio Lozano, Adão Fagundes e Solon Coelho, entre outros.

Leia mais:
Rádio Caxias, Nestor Gollo e o programa Vem pra Cancha, Amigo
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
Nestor Gollo e o lendário auditório da Rádio Caxias nos anos 1950 e 1960
Angela Maria em dose dupla em Caxias em 1957

Outros campeões (Mais)

Na categoria Bicicletas de Corrida, as Olimpíadas Caxienses tiveram como campeões Julio Zocchi, do Aimoré; Nilo Comerlato, do Grêmio Esportivo Ismael Chaves, de Galópolis; e Walter Dal Zotto, do Chevrolet F.C. 

Chalera, o "Campeão do Pedal"Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de família, divulgação

Leia mais:
Uma campeã das Olimpíadas Caxienses de 1952
Olimpíadas Caxienses: a passagem de Wilson Lucchese pelo esporte
A Prova Ciclística Subida da Serra em 1967  
Carrinhos de lomba fervem a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Lauro Piccoli e os primórdios do basquete em Caxias do Sul
Uma gincana de lambretas em 1959 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros