Mais de 9 mil alunos se inscrevem para vagas na rede pública de ensino em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação26/11/2018 | 19h06Atualizada em 26/11/2018 | 19h06

Mais de 9 mil alunos se inscrevem para vagas na rede pública de ensino em Caxias do Sul

Primeira etapa do processo de matrículas para 2019 terminou no domingo 

Mais de 9 mil alunos se inscrevem para vagas na rede pública de ensino em Caxias do Sul Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Um total de 9.311 jovens e crianças se inscreveram para o ingresso em turmas de Educação Infantil, 1º ano de Ensino Fundamental, Médio e Profissional durante a primeira etapa do processo de matrículas na rede pública de Caxias do Sul, que terminou no domingo (25). Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) irão analisar a oferta e a demanda para que, em seguida, a Central de Matrículas destine os alunos às escolas. As famílias inscritas serão avisadas no dia 28 de dezembro se conseguiram vaga.

Leia mais
Escolas de Caxias e região receberam melhorias, mas a demanda ainda é grande
Destinação de vagas em escolas de Caxias não será vinculada ao endereço dos alunos em 2019

A ordem de destinação segue critérios, como idade dos alunos, situação de vulnerabilidade e zoneamento das famílias. O período de matrículas para 2019 foi adiantado para evitar filas e que alunos comecem o ano letivo fora da escola, como aconteceu neste ano. Por isso, quem não conseguir vaga neste primeiro período vai poder concorrer novamente a partir do dia 7 de janeiro, quando abre o período de pedido de transferências entre escolas, sem precisar realizar o processo outra vez. 

O Ministério Público (MP) acompanha o processo de perto: neste ano, o Estado precisou abrir novas turmas de Ensino Fundamental, com transporte dos alunos custeado pelo município, para que cerca de 70 estudantes pudessem iniciar as aulas, no mês de agosto. Conforme a titular da Promotoria de Justiça Regional de Caxias, Simone Martini, em reunião na última semana Estado e município comunicaram algumas providências para que não ocorra superlotação de salas de aula e para que haja oferta regular de vagas onde há de maior demanda. Ficou acordado que até 19 de dezembro as partes devem informar ao MP se há vagas para atender todos os alunos. 

Segundo a titular da 4ª CRE, Janice Moraes, o governo do Estado se comprometeu a abrir novas turmas de Ensino Fundamental onde haja necessidade. 

— Onde havia sido fechada turma por falta de alunos e agora precisa, vamos acolher. Muitas escolas não tinham mais primeiro ano de Ensino Fundamental e agora vão ter — adianta. 

Outro compromisso que já havia sido firmado é a construção de uma nova escola para o ano que vem. De acordo com Janice, o local ainda não foi definido, mas o empreendimento está garantido no orçamento. É provável que a instituição contemple Ensino Fundamental e Médio e seja erguida no Desvio Rizzo, região que, junto com o bairro Esplanada, não comporta mais alunos de Ensino Fundamental. 

Já a Smed abriu edital para comprar 1,4 mil vagas parciais e 600 vagas integrais na Educação Infantil, 700 a mais do que no ano passado. A etapa de inscrições para crianças de zero a três anos ocorreu de forma separada, em outubro. Foram inscritas 3.102 crianças. A fila de espera estimada para a etapa é de 4,5 mil alunos.

INSCRITOS

:: Educação Infantil: 2.749 (1.368 de quatro anos e 1.381 de cinco anos).
:: 1º ano do Ensino Fundamental: 2.522.
:: 1º ano do Ensino Médio: 3.495.
:: Ensino Profissional: 545.
:: TOTAL: 9.311.

 

CRONOGRAMA

:: 28 de dezembro
Divulgação das designações de vagas. 

:: 2 a 18 de janeiro
Período de matrículas, com entrega de documentos nas escolas.

:: 7 a 18 de janeiro

Transferências:
- Ensino Fundamental (2º ao 9º ano), nas escolas públicas, na Central de Matrículas e online pelo site educacao.rs.gov.br/matriculas. Ensino Médio (2 º e 3º ano, diretamente na escola pretendida).

Inscrições (2ª etapa):
Para quem perdeu o primeiro prazo, nas escolas públicas, na Central de Matrículas e online pelo site (quem não conseguiu vaga na primeira etapa concorre às vagas de novo, automaticamente). 

EJA:
- Ensino Médio e Fundamental, na Escola Estadual Presidente Vargas.
- Ensino Fundamental, nas escolas municipais Caldas Júnior, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco, Prefeito Luciano Corsetti e Rosário de São Francisco, ou na Central de Matrículas.

:: 25 de janeiro 
Divulgação das designações de vagas da segunda etapa.

:: 28 de janeiro a 8 de fevereiro
Matrículas (2ª etapa): entrega de documentos diretamente nas escolas.  

Documentação necessária: Certidão de nascimento do aluno, documento do responsável e comprovante de endereço.
Lista de escolas: municipais e estaduais.
Informações: (54) 3901-1234, (54) 3901-1186, (54) 3221-6797.

Leia também
Mais duas estradas do interior de Caxias serão asfaltadas com financiamento internacional
Nova escola é erguida no Case em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros