Memória: homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS  - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga24/10/2018 | 07h30Atualizada em 24/10/2018 | 07h30

Memória: homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS 

Solenidade nesta quarta, no Bloco A, recorda de parte da trajetória do curso surgido em 1968 e dos profissionais que atuaram nesse período 

Memória: homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS  Acervo CEDOC-IMHC-UCS / divulgação/divulgação
A primeira turma: professor Virvi Ramos e os calouros do curso em 1968, com os rostos pintados na primeira aula Foto: Acervo CEDOC-IMHC-UCS / divulgação / divulgação

As aulas tiveram início em 1968 e a primeira turma formou-se cinco anos depois, em 1973. Falamos do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul, que celebra exatos 50 anos em 2018. Para recordar parte dessa trajetória, que se mescla à história da área da saúde em Caxias, a UCS promove nesta quarta (24) uma solenidade especial de aniversário, a partir das 18h, no Salão de Atos da Reitoria, no Bloco A.

Foi para lá, na então sede do antigo prédio do Colégio Sacré Coeur de Marie, que as atividades do curso foram transferidas, em 1970, após dois anos de aulas no Colégio do Carmo e em hospitais conveniados – veja na linha do tempo abaixo. Toda essa história, porém, teve início bem antes. 

A Faculdade de Medicina foi aprovada em reunião do Conselho Curador da Associação Universidade de Caxias do Sul em 6 de abril de 1967, pouco após a criação oficial da UCS, em 10 de fevereiro daquele ano. Foi quando as entidades mantenedoras das antigas faculdades de Ciências Econômicas, Direito e Filosofia, mais a Escola de Belas Artes e a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, decidiram pela criação de um polo de conhecimento na Serra, a partir dessa unificação.  

No ano seguinte, as aulas da Medicina começaram a ser ministradas no prédio do Colégio Nossa Senhora do Carmo (o Laboratório de Anatomia, por exemplo, ficava no subsolo) e na Catholica Domus, bem em frente. Já as aulas práticas ocorriam inicialmente no Hospital Fátima e, posteriormente, no Pompéia e no Saúde –  os chamados "hospitais de ensino", fundamentais para o aprendizado dos acadêmicos.

Nas fotos desta página, alguns momentos dos primórdios e da evolução do curso. A imagem maior acima destaca o início das aulas em 1968, com o médico, professor e primeiro reitor Virvi Ramos. Na sequência, as atividades no Laboratório de Microscopia, junto ao Bloco A, em 1970.  

Com informações da Assessoria de Comunicação da UCS

Leia mais:
Homenagem aos fundadores da UCS, em 1967
UCS: calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952. 
Anos 1950: primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul.
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Nu fotográfico agita a Aliança Francesa em 1955
Mauro De Blanco no Atelier de Teatro da Aliança Francesa em 1961

Década de 1970: atividades no Laboratório de Microscopia, junto ao Bloco A (Reitoria)Foto: Acervo CEDOC-IMHC-UCS / divulgação

A primeira turma em 1973

A formatura da primeira turma de Medicina ocorreu em 20 de dezembro de 1973 (foto abaixo). Foram 46 formandos: Abdo Taufik Albdo Nader, Abrahão Epelbaum Laser, Adir Fachinello, Angela da Silva Ribeiro, Annie Gomes da Rocha, Aramis Duilio Segatto, Bento Velloso Rocha Júnior, Carmen Lígia Borges Bandeira, Celso Rubman, Claudio Seferin, Daniel Juckowsky Filho, Dirceu Martins Filho, Edison Rossler, Enio Tschiedel do Valle, Enio Seibert, Fernando Antonio de O. Cyrillo, Flávio Minghelli, Francisco José de Lima Bocaccio, Francisco Karkow, Geraldo D’Elia Gallicchio, German Arnez Claros, Gilberto Roveda, Guido Tadeu Della Giustina, Higino Marçal Pessoa, Jean El Andari, Joanna Baldiserotto, João Gaetano Maia Reginato, João Otavio Zanettini, José Jaeger Bochehin, Lauvir Martins Nery, Luiz Carlos Tonet, Luiz Sérgio de Araújo Ribeiro, Márcia Ordovás Baldi, Maria da Graça Guimarães dos Santos, Norli Luchesi, Pedro Paulo Madeira Machado, Petrônio Fagundes de Oliveira Filho (professor da UCS até hoje), Raphael Ribeiro Papaleo, Rosalvo Ottoni Costa, Samir El Ammar, Sérgio Roberto Petersen, Sérgio Lomando, Trajano Alfonso Henke, Walter José Winkler, Wilmar Wilfrid Rubenich e Zinid Ricardo Bittencourt Diniz.

Leia mais:
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Gastronomia e hotelaria: uma história de 70 anos
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Salão Nobre do Eberle em 1968
Memórias na vertical: a história dos antigos prédios de Caxias 

Dezembro de 1973: a formatura da primeira turma, composta por 46 jovens médicosFoto: Acervo CEDOC-IMHC-UCS / divulgação

Algumas datas históricas

:: 06/04/1967: criação da Faculdade de Medicina, aprovada em reunião do Conselho Curador da Associação Universidade de Caxias do Sul. 

:: 13/11/1967: autorização de funcionamento, conforme Decreto Federal 61.692. A Faculdade teve como seu primeiro diretor o professor e doutor Renato Metsavaht (1927-2013)

:: Março de 1968: início das aulas do curso.  

:: 19/05/1969: com a aprovação do Plano de Reestruturação da Universidade de Caxias do Sul, a faculdade passa a denominar-se Faculdade de Ciências Médicas — anteriormente era apenas Faculdade de Medicina. 

:: 16/03/1970: criação do Hospital Escola da Faculdade de Ciências Médicas, em convênio com a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima. 

:: 28/04/1970: transferência da Faculdade de Ciências Médicas para o “Campus 2” da UCS, no edifício do antigo Colégio Sacré Coeur de Marie, atual Bloco A. Anteriormente as atividades do curso eram realizadas em diversos locais, como no Colégio Nossa Senhora do Carmo e hospitais conveniados. 

:: 20/12/1973: formatura da primeira turma de Medicina da UCS.

 :: 07/03/1974: reconhecimento do curso de Medicina pelo decreto federal 73.761 

:: 1974: após estruturação administrativa e acadêmica, são extintas as faculdades, que passam a corresponder a centros acadêmicos. Sendo assim, a Faculdade de Ciências Médicas deixa de existir,  e o curso de Medicina passa a integrar o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, junto aos cursos de Enfermagem, Biologia e Educação Física. 

:: 1982: inauguração do Ambulatório Central (junto ao prédio do Sesi, que funcionava na Rua Pinheiro Machado) .

:: 21 de março de 1997: inauguração do Ambulatório Central no campus-sede. 

:: Março de 1998: inaugurado o Hospital Geral de Caxias do Sul, que funciona como hospital de ensino e pesquisa. 

Petrônio Fagundes de Oliveira, formando da turma de 1968 e professor da UCS até hoje, durante uma aula prática de Pediatria no Ambulatório Central, em 1988Foto: Acervo CEDOC-IMHC-UCS / divulgação
Inauguração do HG em 1998: o governador Antonio Brito, a representante da prefeitura municipal, Marisa Formolo Dalla Vecchia, e o reitor Ruy Pauletti, juntamente com os primeiros bebês nascidos no hospitalFoto: Berenice da Silva, UCS / divulgação

Leia mais:
100 anos do Hospital Pompéia: a trajetória do médico Renato Metsavaht
Morre o médico Renato Metsavaht, aos 86 anos
Pioneiro 70 anos: a capa da primeira edição em 1948
Pioneiro 70 anos: formatura dos contadores do Carmo em 1948
Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: de volta a 1952
Pioneiro 70 anos: termos em desuso, mas com o charme de época 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros