Memória: Encontro da família Chies em Carlos Barbosa - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga09/10/2018 | 07h30Atualizada em 09/10/2018 | 07h30

Memória: Encontro da família Chies em Carlos Barbosa

Segunda edição da festa ocorre na localidade de Coblens, interior do município, no dia 21 de outubro

Memória: Encontro da família Chies em Carlos Barbosa Acervo de família / divulgação/divulgação
A família de Maria Thereza Chies e Antonio Migot no início da década de 1930. O filho Aldo Migot, que escreveu um livro sobre a trajetória dos Chies desde o ano de 1879, só nasceria em 1935 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Centenas de Chies descendentes dos imigrantes vênetos Giovanni Chies e Angela Zanette vão reeditar o grande encontro de abril de 2015 novamente na comunidade de Coblens, interior do município de Carlos Barbosa. Será no próximo dia 21 de outubro, com uma programação que engloba café da manhã, missa, almoço e apresentações musicais e cênicas. Na véspera, dia 20, também haverá o "Encontro da Saudade", destinado a "jovens a partir dos 60 anos e interessados", na localidade de Santa Clara — chão em que os Chies fincaram os pés pela primeira vez, há 139 anos.

Primeiro encontro da família Chies em 2015

A trajetória da família remete ao ano de 1879, quando o imigrante Giovanni Chies (já viúvo de Angela Zanette) e seus quatro filhos, Pietro, Francesco, Tiziano e Bortolo, partiram da pequena localidade de Borgo Ciser, na comune de Fregona, em Treviso, rumo ao Brasil. Toda essa saga, inclusive, está registrada em livro. Chies no Brasil – Desde 1879, escrito pelo professor Aldo Francisco Migot, traça um amplo panorama das várias ramificações da família, além de trazer  fotos, histórias e relatos de descendentes. Uma epopéia sobre a qual Migot debruçou-se por décadas:

— Durante 30 anos, percorri os passos dessa família. Olhando este percurso e este resultado, percebo que desvelei apenas um breve capítulo dessa história. Com efeito, colados ao nome Chies há muitos outros nomes, cujo enredo não foi por mim desenvolvido. Entre tantas outras, caminharam conosco as famílias Zanette, Deitos, Canal e Zan. Todos fazem parte da família Chies e são esperados em Coblens, no dia 21 de outubro. Venham ver, sentir, conhecer, abraçar e participar — convida o descendente.

Aldo Francisco Migot é filho de Maria Thereza Chies (1891-1979) e Antonio Migot (1886-1969), neto de Antonio Chies e Lucia Canal, bisneto de Pietro Chies e Lúcia Deitos, e trineto de Giovanni Chies e Angela Zanette.

Leia mais:
Encontro da família Webber
Encontros das famílias Manfroi e Marafon
Encontro da família Ferro em Vila Flores  
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Imigração italiana: encontro da família Lain
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva   

Em 1963: Aldo Francisco Migot (sentado, de batina), os pais, Maria Thereza Chies e Antonio Migot, e os irmãos Guilherme, Maria, Pedro, Rosalina, Gelsemino, Heitor, Gaetano Angelo e Luiz (atrás). Sentados, os irmãos Amélia, Zelinda, Ester, João Ítalo e Elda (D)Foto: Acervo de família / divulgação

Contatos 

Mais informações sobre o encontro pelo e-mail afmigot@hotmail.com. Também pelo site chies4.webnode.com e no perfil Chies no Brasil, do Facebook.

:: Ademar Chies: (54) 98148.0256

:: Rosimeri Chies: (54) 99648.7476

:: Oscar Chies: (54) 99972.0872

:: Verealdo Chies: (54) 99985.0185

:: Renato Chies: (55) 99317.7000

:: Jandir Canal: (54) 99617.2604 

Foto:
Foto:
Foto:

Participe da coluna 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Bernardi em Nova Pádua
Encontro da família Molon em Farroupilha
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro da família Bortoloso em Ipê
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
Encontro da família Fachinelli em Garibaldi
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros