Memória: Angela Maria em dose dupla em Caxias em 1957 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga02/10/2018 | 07h30Atualizada em 02/10/2018 | 07h30

Memória: Angela Maria em dose dupla em Caxias em 1957

Musa da Era do Rádio, que faleceu domingo, aos 89 anos, apresentou-se na mesma noite no Cine Ópera e no Clube Juvenil

Memória: Angela Maria em dose dupla em Caxias em 1957 Studio Geremia / Coleção de Hildo Boff, divulgação/Coleção de Hildo Boff, divulgação
Angela Maria solta o vozeirão sob as palmas de seu fã Nestor Rizzo, um dos ex-diretores da Rádio Caxias Foto: Studio Geremia / Coleção de Hildo Boff, divulgação / Coleção de Hildo Boff, divulgação

Pouca gente sabe, mas a cantora Angela Maria, falecida sábado, aos 89 anos, por pouco não foi a grande atração musical da Festa da Uva de 1958. O convite, inclusive, chegou a ser feito, quando da passagem da artista pela cidade, dois meses antes. Foi em 7 de dezembro de 1957, quando Angela, então com 28 anos, chegou a Caxias para uma dupla apresentação, organizada pela direção da Rádio Caxias – leia-se Nestor Rizzo, um apaixonado por música popular brasileira.

No auge do bolero Falhaste Coração e dos sambas-canções Fósforo Queimado, Neu Eu e Estava Escrito, a "Sapoti" soltou a voz primeiramente em um Cine Ópera lotado. Pouco depois, "mandou ver" no baile promovido pelo Clube Juvenil, na mesma noite – em ambas as apresentações, Angela teve o acompanhamento do Conjunto Melódico de Norberto Baldauf e do lendário violonista carioca Manuel da Conceição, o Mão de Vaca.

Leia mais:
Moacir Franco no Cine Ópera em 1964
Cine Ópera: para recordar e lamentar
Cine Apollo, Cine Ópera e dois incêndios

Na imprensa

Matéria no Pioneiro daquele dia destacava  que "o ponto alto da noitada de hoje no Juvenil será a apresentação, em monumental show, da maior intérprete da música popular brasileira, a Sapoti do Rádio Brasileiro. Esta é a primeira vez que Angela Maria visita Caxias do Sul".

O sucesso daquela noite motivou, obviamente, uma movimentação para que a cantora turbinasse a programação da Festa da Uva de 1958, dali a pouco mais de dois meses, em fevereiro de 1958. Mas a ideia não foi adiante, em função da agenda internacional da cantora, conforme relatado na edição seguinte do Pioneiro, em 14 de dezembro de 1957 (leia abaixo).

Leia mais:
Rádio Caxias 70 anos: Vem para Cancha, Amigo
Rádio Caxias: para recordar de Jimmy Rodrigues
Luiz Napolitano: um ícone da Rádio Caxias
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
Auditório da Rádio Caxias: um palco de estrelas nos anos 1950 e 1960
Monumento ao Imigrante pelo Studio Tomazoni Caxias 

Angela Maria solta o vozeirão sob as palmas de seu fã Nestor Rizzo, um dos ex-diretores da Rádio CaxiasFoto: Studio Geremia / Coleção de Hildo Boff, divulgação
Angela canta acompanhada pelo Conjunto Melódico de Norberto Baldauf e do violonista carioca Mão de VacaFoto: Studio Geremia / Coleção de Hildo Boff, divulgação

Magno Certame da Uva

 "Por iniciativa da Rádio Caxias, esteve sábado último em Caxias do Sul Angela Maria, a maior intérprete da música popular brasileira. A "Sapoti" do Rádio Brasileiro chegou a esta cidade às 13h, tendo participado de um almoço que lhe foi oferecido no Restaurante do Parque da Exposição. À noite, apresentou-se em um monumental show no cinema Ópera, onde arrancou os mais entusiásticos aplausos da grande plateia presente. Mais tarde, apresentou-se com o notável Conjunto Melódico de Norberto Baldauf no baile que o Clube Juvenil ofereceu à sociedade caxiense.

Mais uma vez vez, Angela Maria arrancou ovações da plateia. Acompanhou a cantora na guitarra o conhecido artista carioca Mão de Vaca. Mas, devido a compromissos, a grande cantora de nossa música popular regressou a Capital Federal (Rio de Janeiro) ainda na madrugada de domingo.

A reportagem do Pioneiro, em palestra com Angela Maria, soube que, devido ao grande sucesso obtido em suas apresentações em Caxias do Sul, foi convidada pela direção da Rádio Caxias a atuar novamente nesta cidade, quando da Festa da Uva do próximo ano. A grande artista não pode aceitar o convite, já que tem programada para antes da realização do Magno Certame da Uva, uma excursão pela Europa, de onde regressará em maio próximo. Visitará ela, de início, Portugal e depois França, seguindo-se diversos outros países europeus."

                                                  Jornal Pioneiro, 14 de dezembro de 1957

Angela solta a voz ao microfone da ZYF-3Foto: Studio Geremia / Coleção de Hildo Boff, divulgação

Leia mais:
Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano
Carrinhos de lomba “fervem” a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Restaurante da Exposição, na Rua Alfredo Chaves, em 1954
Restaurante da Exposição: um churrasco para Martha Rocha em 1955
Mirante do Parque dos Macaquinhos em 1965
Lembranças da Rua Alfredo Chaves
Rua Alfredo Chaves em 1965 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros