Abertas as inscrições para o concurso Jornalista por um dia - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Participe12/10/2018 | 16h35Atualizada em 23/11/2018 | 14h40

Abertas as inscrições para o concurso Jornalista por um dia

Projeto cultural do Pioneiro recebe trabalhos de estudantes até o dia 9 de novembro

Abertas as inscrições para o concurso Jornalista por um dia Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Na última quinta-feira, o mascote Foquito divulgou a iniciativa em escolas de Caxias Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Quer ver mais notícias sobre seu assunto preferido no jornal? Não aguenta mais ler fake news na internet? Então essa é a chance de mostrar o seu talento: estão abertas as inscrições para o concurso Jornalista por um dia do Pioneiro. 

Estudantes com idades entre seis e 13 anos da Serra podem inscrever trabalhos nos formatos de desenho, texto, charge, quadrinho e fotografia sobre temas como política, economia, região, esportes, polícia, mundo, cidade, saúde, educação e cultura, entre outros. 

No último dia (11), o mascote Foquito começou a visitar instituições de ensino para divulgar o concurso. No início da tarde, passou pela Escola Estadual Matteo Gianella, no bairro Santa Catarina, no Colégio Murialdo, no Centro, e na Escola Estadual Olga Maria Kayser, no Kayser. 

Os 50 melhores trabalhos produzidos por estudantes com seis a nove anos, e outros 50 de alunos entre 10 e 13 anos, serão publicados em uma edição especial do jornal. Entre os 100 finalistas, serão escolhidos dois grandes vencedores que vão receber um troféu do concurso e poderão passar o dia na redação do Pioneiro acompanhando um jornalista. 

O projeto cultural Jornalista por um dia começou a incentivar a produção dos focas, como são chamados os jornalistas iniciantes, em 1994. Desde então, foi reconhecido pela Associação Mundial de Jornais como um programa exemplar na formação de novos leitores.

De acordo com Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias, o concurso é importante porque encoraja os estudantes a pensar criticamente sobre os assuntos importantes que os cercam.

— Temos um carinho especial por este projeto porque, além de nos aproximar à meninada, ajuda a desenvolver o senso crítico dos alunos. Os trabalhos sempre nos surpreendem positivamente pela preocupação com o coletivo, com o meio ambiente e com o futuro. Nossa dificuldade é selecionar os vencedores — aponta. 

Se interessou pelo projeto e quer participar? A jornalista dá uma dica:

— A dica é mergulhar nas questões que estão ao seu redor, ouvir muitas pessoas, soltar a criatividade e caprichar — orienta Andreia.

COMO PARTICIPAR

:: Quem pode: crianças e adolescentes de seis a 13 anos de Caxias do Sul e região.
:: O que produzir: textos, fotos, charges, tiras de histórias em quadrinhos ou desenhos.
:: Como enviar: entregar o trabalho e o cupom de inscrição na sede do jornal Pioneiro ou enviar pelo correio aos cuidados do setor de marketing (Rua Jacob Luchesi, 2.374, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul, RS, CEP 95032-000) ou pelo e-mail foca@pioneiro.com. Os cupons podem ser encontrados nas páginas do jornal, retirados na sede do Pioneiro ou obtidos no site do jornal. Clique aqui e faça o download da ficha de inscrição.
:: Até quando: inscrições até dia 9 de novembro.
:: Premiação: os autores dos 100 melhores trabalhos serão recebidos em uma cerimônia no dia 5 de dezembro, no shopping MartCenter, e terão suas produções publicadas em um caderno especial do Jornal Pioneiro. Entre os 50 finalistas de cada faixa etária (seis a nove anos e 10 a 13 anos), serão selecionados dois grandes vencedores, que receberão um troféu do concurso cultural Jornalista por um dia 2018 e poderão passar o dia na redação acompanhando um jornalista.
:: Regulamento: disponível aqui.
::  Informações: pelo telefone (54) 3218-1390.

Leia também
Adoção transforma vidas de quem passa pelo sistema de acolhimento
Chuva atrapalha programação de Dia das Crianças em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros