Aberta a temporada de matrículas para a rede pública em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Educação29/10/2018 | 13h47Atualizada em 29/10/2018 | 17h29

Aberta a temporada de matrículas para a rede pública em Caxias do Sul

Interessados nas vagas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio devem se inscrever até o dia 25 de novembro

Aberta a temporada de matrículas para a rede pública em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Começou nesta segunda-feira (29) o período de matrículas para a rede pública de ensino de Caxias do Sul em 2019. Os interessados em concorrer às vagas têm até o dia 25 de novembro para fazer as inscrições.

A primeira etapa é destinada a quem vai ingressar no 1º ano do Ensino Médio, para as crianças de quatro e cinco anos que querem entrar na Educação Infantil, e crianças de seis anos que começarão o 1º ano do Ensino Fundamental. O processo é realizado na Central de Matrículas, em qualquer escola pública ou pela internet (veja abaixo).

Leia mais
Destinação de vagas em escolas de Caxias não será vinculada ao endereço dos alunos em 2019
Projeto de reforma do Instituto Cristóvão de Mendoza, em Caxias, é encaminhado para licitação
Instituições públicas de Ensino Superior oferecem cursos gratuitos em Caxias

— Neste ano, as vagas de Educação Infantil também entraram no mesmo processo. Antes, era só na Central, mas agora pode ser pela internet ou as famílias podem ir à escola mais próxima, que também é ponto de inscrição — esclarece Thais Boss, responsável pela rede estadual na Central de Matrículas. 

Buscando evitar as costumeiras filas, o cronograma deste ano também foi adiantado e tem períodos específicos para cada etapa. No dia 28 de dezembro, serão divulgados os nomes de quem conseguiu as vagas. Mesmo assim, quem ficar de fora não precisa se desesperar, conforme Thais. A partir de 2 de janeiro, os pais não contemplados podem comparecer à Central para esclarecimentos sobre o restante do processo. 

Do dia 7 ao dia 18 de janeiro, ocorre a etapa de solicitação de transferências entre escolas e, em seguida, as vagas remanescentes são distribuídas novamente. 

— Antes, quem perdia a primeira etapa ou não conseguia vaga tinha que aguardar até que todas as vagas retornassem para a Central lá em fevereiro, para ver o que sobrava. Agora, depois das transferências, todos participam de um segundo sorteio. Isso veio para que a gente consiga organizar e colocar antes todos os alunos nas escolas — justifica. 

A ideia é que, até 8 de fevereiro, o destino de todos os alunos já esteja definido. Caso ainda haja pendências, foi reservada uma semana a mais para que os ajustes finais sejam feitos antes do ano letivo, que tem previsão de começar na segunda quinzena do mês. 

Para que tudo aconteça como planejado, é fundamental que as famílias não percam os prazos, segundo recomenda Raquel Baldasso, diretora administrativa da Secretaria Municipal da Educação: 

— A gente abriu esses prazos para que as pessoas possam se inscrever antes do final de novembro. Então, o período de matrículas, efetivamente, vai acontecer de 2 a 18 de janeiro. É muito importante que os pais atentem a esses prazos, para que a gente consiga alocar todas as crianças.  

CRONOGRAMA

:: 29 de outubro a 25 de novembro

Inscrições (1ª etapa):
- Educação Infantil:
crianças com quatro ou cinco anos completos até 31 de março de 2019.
- 1º ano do Ensino Fundamental: crianças com seis anos completos até 31 de março de 2019.
- 1º ano do Ensino Médio, 1º ano do curso Normal e aproveitamento de estudos (magistério) e 1º ano da Educação Profissional Subsequente (cursos técnicos).
Onde: escolas públicas, na Central de Matrículas (em Caxias, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.555, bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min), ou pelo site educacao.rs.gov.br/matriculas.
Rematrículas: diretamente nas escolas, que agendarão com as famílias. 

:: 28 de dezembro

Divulgação das designações de vagas. 

:: 2 a 18 de janeiro

Período de matrículas, com entrega de documentos nas escolas.

:: 7 a 18 de janeiro

Transferências:
- Ensino Fundamental
(2º ao 9º ano), nas escolas públicas, na Central de Matrículas e online pelo site.
- Ensino Médio (2 º e 3º ano, diretamente na escola pretendida).

Inscrições (2ª etapa):
Para quem perdeu o primeiro prazo, nas escolas públicas, na Central de Matrículas e online pelo site (quem não conseguiu vaga na primeira etapa concorre às vagas de novo, automaticamente). 

EJA:
- Ensino Médio e Fundamental, na Escola Estadual Presidente Vargas.
- Ensino Fundamental, nas escolas municipais Caldas Júnior, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco, Prefeito Luciano Corsetti e Rosário de São Francisco, ou na Central de Matrículas.

:: 25 de janeiro 

Divulgação das designações de vagas da segunda etapa.

:: 28 de janeiro a 8 de fevereiro

Matrículas (2ª etapa): entrega de documentos diretamente nas escolas.  

Documentação necessária: Certidão de nascimento do aluno, documento do responsável e comprovante de endereço.

Lista de escolas: municipais e estaduais.

Informações: (54) 3901-1234, (54) 3901-1186, (54) 3221-6797.

Inscrições de zero a três anos encerram na quarta-feira

O déficit de vagas em escolas em Caxias do Sul é maior na chamada idade de creche, ou seja, para crianças de zero a três anos. Conforme relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), de fevereiro, a cidade atendia 34% do público. A meta é atender 50% das crianças da idade até 2024. 

Para reorganizar a fila, estimada em 4,5 mil crianças, a Smed abriu processo de inscrição exclusivo para a idade ainda no início outubro. Conforme Raquel Baldasso, diretora administrativa da Secretaria, até a última semana mais de 2 mil atendimentos haviam sido realizados. 

— Está aquém da expectativa que nos tínhamos, mas acredito não é uma faixa etária obrigatória, alguns pais optam por deixar as crianças em casa — aponta.

As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (31), diretamente na Secretaria, das 8h30min às 16h30min. Com a demanda real conhecida, o município deve planejar novas ações para atender as crianças. 

De acordo com Márcia de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Educação, a prefeitura vem ampliando a oferta de atendimentos e deve alcançar a meta do Plano. O atendimento de 100% das crianças de quatro e cinco anos, meta de 2016, também teria sido alcançado neste ano. 

— Em termos de Educação Infantil, Caxias está fazendo um esforço significativo, seja via aumento de vagas credenciadas ou edital de credenciamento (compra de vagas) deve abrir até o fim do mês. A gente acredita que com a manutenção dessas vagas, com um pequeno aumento ano a ano, nós não teremos mais problemas e teremos condições de fazer o investimento na idade de creche — projeta. 

Fora os casos pontuais, os alunos de Ensino Fundamental também estão sendo atendidos na cidade. Resta, conforme Márcia, garantir que todas as crianças da faixa etária estão estudando. 

— O que a gente teria para fazer, como sociedade, é a questão da busca ativa, por crianças dessa faixa etária que nem buscaram vagas e estão em casa. Essa é uma tarefa para o próximo ano. 

Leia também
Confira como foi a disputa para presidente em cada Estado do Brasil
Com 10 mil pacientes na fila de espera, Caxias terá mutirão de especialidades em novembro

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros