Estacionamento no Largo da Estação Férrea, em Caxias, passa a ser proibido nesta quarta-feira - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Trânsito19/09/2018 | 16h32Atualizada em 19/09/2018 | 16h34

Estacionamento no Largo da Estação Férrea, em Caxias, passa a ser proibido nesta quarta-feira

Medida vale para a Rua Augusto Pestana, que recebeu nova sinalização nesta manhã

Estacionamento no Largo da Estação Férrea, em Caxias, passa a ser proibido nesta quarta-feira Lucas Amorelli/Agencia RBS
Com a futura revitalização da área, estacionamento deve ser proibido também durante o dia Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A partir da noite desta quarta-feira, passa a ser proibido estacionar veículos na Rua Augusto Pestana, em Caxias do Sul. A medida vale das 23h às 6h para o trecho da via entre as ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, no bairro São Pelegrino.

Leia mais
Estacionamento no Largo da Estação Férrea, em Caxias, será proibido

A área é considerada a de maior concentração de pessoas e carros no Largo da Estação Férrea. A proibição foi definida em reunião entre a Brigada Militar e a prefeitura de Caxias como solução para as demandas de moradores da área, que reclamam do barulho excessivo de veículos com música alta. A administração também quer evitar a aglomeração de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas junto aos veículos estacionados no trecho.

Ao contrário do que havia sido divulgado inicialmente pela Brigada, o estacionamento não está proibido apenas às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, mas em todas as noites no horário estipulado. Conforme a secretária do Urbanismo de Caxias, Mirangela Rossi, a decisão foi tomada porque outras ações de fiscalização se provaram ineficazes.

— A gente já fez algumas tentativas, eu tenho vídeos gravados de momentos em existe a presença da Brigada e da Fiscalização e quando não existe. E isso não tem inibido essas pessoas que ficam ali com os porta-malas cheios de caixas de som e bebida alcoólica. Mesmo com abordagens, eles se colocam acima de qualquer regramento, principalmente quando tem álcool envolvido — aponta.  

Durante este fim de semana, Mirangela diz que os fiscais da pasta e policiais estarão conscientizando os frequentadores sobre o novo regramento. Após, multas começarão a ser aplicadas para quem não respeitar a proibição. 

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da remoção do veículo. 

A proibição de estacionamento vale para a Rua Augusto Pestana, mas a secretária do Urbanismo diz que pode ser ampliada também para a Rua Coronel Flores. 

— Essa era minha intenção inicial. Se a gente entender que as pessoas simplesmente migrarem para a Coronel, é possível que a gente estenda. Vamos acompanhar como vai se comportar a situação — projeta.

Além disso, está nos planos do município proibir o estacionamento na Augusto Pestana em todos os horários no futuro, segundo Mirangela, como parte do projeto de revitalização do Largo da Estação Férrea.

— A gente começou por ali para disciplinar, educar. No futuro, não vai mais ter estacionamento ali. Só até uma passagem, porque tem uma transportadora e a própria universidade (a FSG) — projeta. 

De acordo com a secretária, o projeto passa por análise dos órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico e abrange a área da Biblioteca Parque até a Rua Marechal Floriano. 

Leia também
Confira o que abre e o que fecha neste feriado da Revolução Farroupilha
Para fazer a economia girar na Serra, futuro governo do Estado precisa ser parceiro da inovação

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros