Barbeiros promovem ação social em Caxias, a partir de segunda - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Solidariedade22/09/2018 | 07h30Atualizada em 22/09/2018 | 07h30

Barbeiros promovem ação social em Caxias, a partir de segunda

Projeto Gerar Amor pretende ser uma inspiração para quem quer fazer o bem

Barbeiros promovem ação social em Caxias, a partir de segunda Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Quem passar pela Avenida Ruben Bento Alves, no entroncamento com a rótula da Casa de Pedra, a partir de segunda-feira, vai deparar com uma cena, no mínimo, inusitada: em uma espécie de palco montado em frente a um outdoor, dois barbeiros estarão fazendo cortes de cabelo gratuitos para o público masculino. A iniciativa da Barbearia Dom Ponciano, entretanto, vai além.

— O projeto Gerar Amor quer deixar aberta uma porta para que as pessoas possam demonstrar afeto por alguém, talvez até mesmo alguém que não conhecem — resume Sid Ponciano, idealizador da ação.

Ele explica que, em tempos de individualismos e polarizações, a ideia é promover a interação, a humanização e a valorização das pessoas e da vida, somando-se também ao tema do Setembro Amarelo. Por isso, a sugestão é que aqueles que querem ajudar ou alegrar alguém telefonem para o número (54) 3067-1058 e marquem um horário para fazer  uma "transformação" no visual dessa pessoa, na barbearia improvisada. Além do corte de cabelo, o beneficiado vai ainda receber um bilhete de incentivo, escrito a mão — não necessariamente por quem lhe indicou o serviço.

— Queremos que essas pessoas se sintam valorizadas. Com um visual novo, por exemplo, um morador de rua pode se sentir mais animado para procurar um emprego — diz Ponciano, que terá a companhia de diversos barbeiros de sua rede, revezando-se em duplas no espaço, até sábado, das 9h às 19h.

O projeto pretende, inclusive, extrapolar o palco-barbearia, com a entrega de bilhetinhos com mensagens também nas sinaleiras próximas. Quem quiser pode deixar o seu bilhete também. O único pedido é que sejam escritos a mão, e não impressos, para ser algo mais pessoal, com envolvimento verdadeiro. Poesias são igualmente bem-vindas, acrescenta o barbeiro.

Ponciano espera que o Gerar Amor dê frutos mais amplos do que os 300 cortes de cabelos previstos:

— Acredito que haverá engajamentos espontâneos, de pessoas querendo ajudar.

Isso já vem acontecendo mesmo antes do início da ação, uma vez que duas enfermeiras se dispuseram a fazer medição de pressão arterial, em parte do tempo. Deve haver ainda doação de roupas, e, se forem conseguidas doações, de cachorro-quente. A torcida é para que isso se multiplique.

— Esperamos inspirar outros a fazerem, também, alguma coisa — afirma Ponciano.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 21/09/2018Barbearia solidária no Outdoor da perimetral. (Lucas Amorelli/Agência RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Entidades

Além das participações espontâneas, de quem marcar para alguém ou chegar diretamente até o palco-barbearia, foram distribuídas senhas de corte de cabelo em projetos sociais e casas de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia também:
Final de semana inicia com sol e pode terminar com temporal em Caxias 
Definição sobre novas escalas do Postão24h provoca saída de coordenador
Estação que começa neste sábado será de chuva acima da média
Ataque a agência bancária em Nova Pádua é o segundo em pouco mais de 30 dias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros