Dia D da vacinação contra a pólio e o sarampo tem boa adesão em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde18/08/2018 | 16h07Atualizada em 18/08/2018 | 16h08

Dia D da vacinação contra a pólio e o sarampo tem boa adesão em Caxias do Sul

Campanha tem o desafio de atingir a meta de 95% das crianças imunizadas até o fim do mês

Dia D da vacinação contra a pólio e o sarampo tem boa adesão em Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Enzo, quatro anos, recebeu a imunização na tarde deste sábado vestido de Homem-Aranha Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Depois de um início mais calmo, conforme levantamento de GaúchaZH, o Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite registrou maior adesão da população de Caxias do Sul na tarde deste sábado. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) ficam abertas até às 17h exclusivamente para imunizar as crianças de um a quatro anos.

Leia mais
Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo ocorre neste sábado em Caxias

O objetivo da campanha é diminuir o risco da volta das doenças no país: desde 1994, não há casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, no Brasil. Já o sarampo estava erradicado desde 2015, mas casos foram registrados em 2018. 

Neste ano, o desafio é recuperar a meta de 95% de imunização do público-alvo. Se em 2016 a cobertura contra a paralisia infantil havia alcançado 97% das crianças, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no ano passado 85% do público-alvo foi imunizado. No último levantamento da campanha deste ano, feito na quinta-feira, 5.328 doses da vacina contra o sarampo (triviral: sarampo, caxumba e rubéola) e 5.369 doses contra a poliomielite haviam sido aplicadas na cidade. Os números representam 24% da população-alvo da campanha. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 18/08/2018UBS São José tem grande movimento no Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Técnica em enfermagem Adriana Braga aplica as vacinas na UBS São JoséFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Ainda não há um balanço sobre o número de doses aplicadas neste Dia D, mas de acordo com a Secretaria da Saúde, o fluxo é considerado bom. Na UBS São José, visitada pelo Pioneiro por volta das das 14h30min deste sábado, a fila ultrapassava a porta de entrada, com mais de 15 pais esperando pela imunização, indicando que a população aproveitou o dia de sol para garantir a imunização.

Entre as crianças vacinadas estava o pequeno Miguel, quatro anos. Depois de tomar as gotinhas, ele aguentou a picada da agulha sem chorar, ajudado pelas servidoras da UBSs, que se fantasiaram de personagens infantis para atender os pequenos. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 18/08/2018UBS São José tem grande movimento no Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Na foto: Michele Balzan, 26, psicóloga, com filho Miguel, 4. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Todos os olhos em Miguel: o pequeno ganhou um pirulito após fazer a vacinaFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O menino Enzo, quatro, também resolveu se vestir de forma diferente para visitar a UBS: fantasiado de Homem-Aranha, ele estava apreensivo no início, mas com tantas distrações, nem notou quando recebeu a vacina.

— Eu nem vi — comentou. 

Conforme a mãe dele, a enfermeira Débora Duarte de Lima, 41, o dia D foi a única oportunidade que ela teve para levar o filho ao posto de saúde. 

— Durante a semana tem mais dificuldade por conta do trabalho, né? —pondera. 

A campanha segue até o dia 31 de agosto. Todas as crianças que tiverem de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra das vacinas contra o sarampo e a poliomielite, independentemente de estarem ou não com o Cartão de Vacinação em dia.

Leia também
Secretaria de Meio Ambiente de Caxias diz estar de mãos atadas diante das podas
Pesquisa quer desvendar câncer de intestino na Serra, terceiro tumor que mais mata na região

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros