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Mobilidade06/07/2018 | 21h01Atualizada em 11/07/2018 | 15h13

Secretaria de Trânsito de Caxias estuda criação de faixas compartilhadas para bicicletas

Ciclistas entregaram abaixo-assinado solicitando a implantação das vias

Secretaria de Trânsito de Caxias estuda criação de faixas compartilhadas para bicicletas Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Sinalização será implantada nas faixas mais usadas pelos ciclistas, inicialmente no interior do município Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
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As demandas dos ciclistas de Caxias do Sul e políticas públicas para o setor estiveram em pauta durante reunião do movimento Pedala Caxias com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, nesta quinta-feira. 

Conforme divulgado pela pasta nesta sexta, o grupo entregou ao secretário um abaixo-assinado com 7,5 mil assinaturas solicitando a implantação de faixas compartilhadas na cidade. 

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De acordo com o secretário, a ideia é colocar sinalização própria (placas e pinturas na pista) nas vias que já são utilizadas pelos ciclistas. O trabalho iniciará em estradas do interior, definidas por Soares como "rotas de fins de semana". 

Em seguida, os ciclistas deverão informar quais são as principais vias utilizadas por eles também na área central da cidade. A partir daí, as rotas devem receber sinalização informando o compartilhamento com bicicletas.

— A ideia é pegar a faixa da direita e colocar uma sinalização dizendo que aquela rota é uma rota compartilhada com o ciclista, nas vias que forem consideradas mais importantes — explica.

A iniciativa, conforme o secretário, não prejudica o trânsito e tem o objetivo de encorajar o ciclista a ocupar um espaço da rua que, por lei, já é dele.

— Queremos que o motorista identifique a faixa da direita também como sendo do ciclista, reforçando isso com a sinalização viária. Na base da sinalização e da e fiscalização também, principalmente para garantir que a distância mínima de 1,5 metro em ultrapassagens seja respeitada — justifica.

Com a garantia de segurança, Soares acredita que mais pessoas serão encorajadas a adotar a bicicleta como meio de transporte. A demanda detectada será, então, indicativo de onde futuras ciclovias — faixas exclusivas para bicicletas — poderão ser implantadas.

—Estamos fazendo uma provocação para que o ciclista venha para rua para que a gente possa de fato garantir um espaço mais adiante com a ciclovia. A preocupação agora é colocar dinheiro público somente onde as pessoas têm interesse de usar. 

A previsão é de que as primeiras vias sejam sinalizadas até o verão. 

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