Memória: Às vésperas do Dia do Colono em 1968 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga16/07/2018 | 14h58Atualizada em 16/07/2018 | 15h06

Memória: Às vésperas do Dia do Colono em 1968

Há 50 anos, data motivou diversos anúncios no semanário Caxias Magazine

Memória: Às vésperas do Dia do Colono em 1968 Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução/reprodução
Foto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução / reprodução

Motoristas, escritores e colonos são reverenciados no dia 25 de julho, data que serve para voltarmos a Caxias do Sul de 1968. Mais especificamente ao semanário Caxias Magazine de 20 de julho de 50 anos atrás. Foi quando várias fábricas e empresas da cidade enalteceram o trabalho de agricultores e motoristas de caminhão.

O destaque daquela edição coube a centenária Fábrica de Produtos Químicos Veronese, fundada em 1911 e em plena atividade até hoje. Em anúncio de página inteira, a Veronese, além de cumprimentar os aniversariantes, aproveitava para divulgar seus produtos – entre eles o cremor de tártaro, o monosulfito de cal e os ácidos tânico e tartárico, conforme vemos na reprodução abaixo. 

Na imagem que abre a matéria, o anúncio da antiga Indústria Metalúrgica Mibral, fabricante de parafusos para caminhões e tratores. Outra menção partiu da Câmara de Vereadores, à época presidida pelo vereador Alfredo José De Bortolli, falecido no último dia 15 de junho, aos 84 anos.  

Leia mais:
Veronese: um século de história
Flores da Cunha: 120 anos depois, um novo casarão dos Veronese
Nelly Veronese Mascia na literatura
Tecelagem Irmãos Panceri em 1948

Foto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução
Foto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

O Caxias Magazine

O Caxias Magazine foi fundado e dirigido pelo ex-prefeito de Caxias Mansueto de Castro Serafini Filho. Circulou entre 1958 e 1970 — no início como mensário, depois semanalmente, alternando edições vendidas a outras com distribuição gratuita.

Nos primórdios, teve como colaboradores David Andreazza, Jimmy Rodrigues, Christiano Carpes Antunes, Mario Gardelin, Moacir Mendes de Oliveira, Paulo Gargioni, Flavio Bellini, Hélio Machado, Adair Biazori e Cesar Serafini, entre outros.  

Na imagem abaixo, o lendário logotipo, marcando a estreia de 60 anos atrás, em setembro de 1958. Mas essa é uma história que contaremos em detalhes em breve...

Caxias Magazine: desejos de um Feliz Natal em 1965

Foto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

A data

A definição de 25 de julho como o Dia do Colono teria surgido em 1924, em meio às comemorações do centenário da chegada dos primeiros alemães ao Rio Grande do Sul. 

A data sinalizou o desembarque, em 1824, da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real da Linho Cânhamo, que, posteriormente, daria origem à sede de São Leopoldo. 

Já a colonização italiana no Rio Grande do Sul teria início somente meio século depois, em 1875.

Leia mais:
Cervejaria Leonardelli, fabricante da clássica Cerveja Pérola, em 1952
Para recordar da Cerveja Pérola
Cervejaria Leonardelli: rótulos que fizeram história
Chaminés: as sobreviventes das alturas 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros