Serviço noturno de abordagens a pessoas em situação de rua fez 869 atendimentos em Caxias - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Assistência social27/06/2018 | 15h27Atualizada em 27/06/2018 | 15h32

Serviço noturno de abordagens a pessoas em situação de rua fez 869 atendimentos em Caxias

Equipe voltou a atuar também das 17h às 22h em março deste ano

Serviço noturno de abordagens a pessoas em situação de rua fez 869 atendimentos em Caxias Veronice Paim/Divulgação
Foto: Veronice Paim / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Desde que a Fundação de Assistência Social (Fas) de Caxias voltou a realizar atendimentos a pessoas em situação de rua das 17h às 22h, em março, 869 abordagens foram realizadas na cidade.

Leia mais
Fas retoma serviço de abordagem a pessoas em situação de rua no turno da noite

O atendimento noturno havia sido atribuído exclusivamente à Guarda Municipal em maio do ano passado, em razão de reformulações de serviços socioassistenciais que integram o programa SuperAção, desenvolvido pela Fas. 

Com o retorno do horário estendido do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o número de atendimentos cresceu em relação ao início de 2018. Nos primeiros 30 dias foram registradas 232 abordagens, ante 103 atendimentos em fevereiro. Em abril, foram 355 abordagens e no mês de maio, 282. 

O objetivo do serviço é identificar a incidência de casos de risco pessoal e social nas ruas da cidade, por violação de direitos e trabalho infantil. Conforme a FAS, a equipe trabalha para garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e indivíduos abordados, promovendo principalmente o acesso à rede de serviços socioassistenciais e políticas públicas do município. As pessoas abordadas também são adicionadas ao cadastro do Centro Pop Rua. 

A FAS monitora diversos pontos da cidade que, segundo um estudo territorial, possuem registros de pessoas em situação de rua ou trabalho infantil. Durante a abordagem, a equipe explica os serviços disponíveis, como as casas de passagem, o Centro Pop Rua, serviços de saúde nas UBS e Restaurante Popular, por exemplo.

A abordagem social, de acordo com a FAS, não recolhe as pessoas que estão em situação de rua, mas oferece os serviços da rede pública que podem ser usados por elas, se desejarem. A equipe do Seas atua das das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira e atende pelo telefone (54) 98403-8864.

Leia também
Ex-vereador de Caxias sofre derrota no STJ e STF
Pacientes faltam a mais de 15% das consultas com especialistas pelo SUS em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros