Municípios da Serra vão liberar vacinação contra a gripe para o público em geral - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde23/06/2018 | 14h53Atualizada em 23/06/2018 | 14h53

Municípios da Serra vão liberar vacinação contra a gripe para o público em geral

Caxias do Sul não alcançou meta de vacinação durante campanha

Municípios da Serra vão liberar vacinação contra a gripe para o público em geral Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Gaúcha Serra

Municípios da Serra começarão a liberar vacinas contra a gripe para o público em geral a partir da próxima semana. Em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, as doses estarão disponíveis nos postos de saúde a partir de segunda-feira (25). Em Farroupilha, o público poderá receber as doses a partir de terça.

  Em Caxias do Sul, a meta de vacinação de 90% dos grupos prioritários não foi atingida ao fim da campanha, nesta sexta-feira (22). Conforme a Secretaria de Saúde do município, o índice ficou em 76,86%.  Em Bento Gonçalves, o índice também ficou abaixo, em 83,77% .

Farroupilha

Em Farroupilha, cerca de 2 mil doses sobraram. A secretária de Saúde do município, Rosane da Rosa, estima que cada posto deva receber 200 doses excedentes. Crianças ainda terão prioridade de vacinação. 

No município, dois grupos prioritários atingiram a meta de imunização: idosos, com 93% de cobertura, e mulheres que deram à luz há até 45 dias, com 91%. Os grupos com a menor taxa de imunização foram crianças, com 62,6%, e gestantes, com 68,42%. O restante dos públicos ficou próximo à meta de vacinação, que era de 90%. Profissionais da saúde tiveram 87% de cobertura; professores, 86%; e indígenas, 83%.  

Serra teve uma morte por gripe

A região teve um caso confirmado de morte em função da gripe. Foi no município de Gramado, onde um homem de 48 anos morreu  no dia 5 de junho no Hospital Arcanjo São Miguel. 

Em função da morte e por conta da sobra de doses da campanha, Gramado já havia aberto a possibilidade de vacinação para o público em geral. A imunização encerrou para toda a população nesta sexta-feira (22).  Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marina Toniolo, até às 16h, o município registrava um índice de 102,7% de imunização dos grupos prioritários, considerando as doses que também foram aplicadas ao restante do público. 

Leia também
"Ele estava bem feliz por mais uma conquista", diz amiga de motociclista que morreu na ERS-122
Proximidade com prefeito de Caxias não constrange relator de subcomissão que analisa processo contra líder do governo

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros