Memória: encontro da família Verdi - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga14/06/2018 | 07h30Atualizada em 14/06/2018 | 07h30

Memória: encontro da família Verdi

Descendentes de Henrique Verdi e Carolina Corradi Verdi se reúnem neste domingo, no interior de Flores da Cunha

Memória: encontro da família Verdi Acervo de família / divulgação/divulgação
A família de Henrique Verdi e Carolina Corradi, durante a ordenação do filho Waldemar como frei, em 28 de dezembro de 1952 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Uma trajetória iniciada há 140 anos, com a chegada dos primeiros representantes da família Verdi no Brasil, será recordada neste domingo, dia 17, na comunidade de São Victor, interior de Flores da Cunha. É onde ocorre o 1º encontro dos descendentes de Henrique Verdi e Carolina Corradi Verdi. A programação engloba  missa às 10h30min, na igreja da localidade, seguida de almoço festivo.

Toda essa história remete ao ano de 1878, quando desembarcou no país o casal de imigrantes italianos Angelo e Luiza Verdi, acompanhado dos filhos Inocente, Dante, Adamo, Natalina e Ernesto, então com 10 anos. Tempos depois, Ernesto adquiriu o lote número 34 no Travessão Sete de Setembro, próximo ao Rio das Antas, onde constituiu família com Maria Longhi. 

Conforme informações disponibilizadas pela organização do evento, o casal teve 12 filhos. E é em torno de um deles, Henrique Verdi, nascido em 1899, que gira o encontro deste domingo.

Imigração italiana: encontro da família Lain  

No então distrito de Nova Trento, Henrique casou-se com Carolina Corradi, nascendo dessa união 13 descendentes, todos na foto maior acima. Da esquerda para a direita, em pé, estão Rafael, Vitorio Fabrício, Amélia, Odila, Maria, Ângelo, Ernesto e Alcides Mário. Sentados aparecem Alice, Euclides, o patriarca Henrique, o Frei Valdemar, a matriarca Carolina, e os irmãos Tereza Olga e Plínio. A imagem, datada de 28 de dezembro de 1952, por ocasião da ordenação sacerdotal de Frei Valdemar, integra o acervo da família de Plínio Verdi.

Produção agrícola

Henrique e Carolina atuaram basicamente na vitivinicultura, comercializando o vinho produzido na propriedade da família em toda a região. A partir da década de 1930, o produto passou a ser entregue à Cooperativa Vinícola São Pedro, próximo à sede do município. Ambos faleceram em 1971. Eles estão sepultados na comunidade de São Victor, onde ocorre o encontro deste domingo.

Informações:

:: Contato: (54) 9990.42550, com Gilberto  

Participe da coluna

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução e um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com

Leia mais:
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos  
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro da família Peruchin em Vacaria  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros