Capela da Cantina Antunes em 1944 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga01/06/2018 | 07h30Atualizada em 01/06/2018 | 07h30

Capela da Cantina Antunes em 1944

Espaço, que trazia a imagem de São Luís nos fundos do altar, sediava missas, casamentos e batizados de filhos dos funcionários

Capela da Cantina Antunes em 1944 Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Capela tinha como destaque a Via Sacra em gesso, confeccionada no lendário Atelier Zambelli Foto: Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

A sala ainda está lá, no segundo andar do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, mas sua ocupação deixou de ser a original há pelo menos 10 anos. Falamos da antiga capela da Cantina Antunes, até hoje lembrada por ex-funcionários da vinícola e moradores dos bairros Panazzolo e Exposição.

Conforme informações contidas no antigo boletim Mirante – Cantina Antunes, editado pela Secretaria Municipal da Cultura em 2003, a capela foi idealizada pelo casal Armando e Jandira Antunes, respectivamente filho e nora do imigrante português Luiz Antunes. Não há uma data precisa, mas a publicação cogita que o espaço tenha sido inaugurado entre 1943 e 1944, no último prédio construído pela firma Luiz Antunes & Cia – o atual Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho.

Ruínas da Cantina Antunes nos anos 1980 

Conforme pesquisa realizada pela historiadora Maria Abel Machado (in memoriam) e reproduzida na publicação, "a cantina tinha, aos fundos de um de seus pavilhões, uma pequena capela consagrada a São Luis, cuidada e conservada pelas operárias, onde eram realizadas cerimônias religiosas, como batizados e casamentos".

À época da pesquisa, as depoentes referiam-se ao espaço com carinho e admiração. Diziam que a capela era muito bonita, principalmente nos dias de casamento, quando era enfeitada com flores colhidas no jardim de dona Noêmia – uma das quatro filhas de Armando e Jandira e moradora do antigo casarão da família (o Quinta Estação).

Leia mais:
Nos tempos da Cantina Antunes
A Quinta São Luiz e o Quinta Estação
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948  
Primórdios da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
Inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em 1943
Inauguração do Monumento Monte Calvário, em São Marcos, em 1952
São Pelegrino e o novo espaço da casa de memória  

Capela ficava no prédio do atual Centro de Cultura Ordovás (à direita) Foto: Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

A decoração

Entre os destaques da capela estavam a Via Sacra em gesso e a imagem de São Luis nos fundos do altar – ambos foram encomendados pela direção da vinícola ao lendário Atelier Zambelli à época da inauguração, nos anos 1940. 

Os leões de Michelangelo Zambelli no Parque Cinquentenário

As 14 estações e a estátua permaneceram na capela até o fechamento da empresa, quando foram recolhidas pelo Museu Municipal. Após as reformas que transformaram o prédio no Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, elas foram recolocadas no oratório – tempos depois, com o fechamento da igrejinha, as peças retornaram ao Museu. Já o altar, retábulo, bancos e outras peças sacras importantes desapareceram ainda no período de desativação da velha vinícola. 

Atualmente, a capela que outrora foi um dos destaques do prédio nada mais é do que um depósito. 

Com pesquisa e informações de Elenira Prux e da equipe do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Leia mais:
Atelier Zambelli: um ícone da arte sacra
O Cine Central e as esculturas de Estácio Zambelli
Para recordar de Estácio Zambelli  
Estátua da Liberdade, um símbolo da Praça Dante desde 1922
Rafael Zambelli: combate e morte na Primeira Guerra Mundial
Demolição da Vinícola Mosele em 1981
Lembranças da Vinícola Mosele  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

s conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros