Memória: Simca Show agita Caxias do Sul em 1965 - Cidades - Pioneiro
 

Caxias antiga14/05/2018 | 07h30Atualizada em 14/05/2018 | 14h18

Memória: Simca Show agita Caxias do Sul em 1965

Espetáculo de acrobacias com veículos sobre duas rodas ocorreu no Largo da Catedral, durante a Festa da Uva

Memória: Simca Show agita Caxias do Sul em 1965 Acervo de Paulo Lisot, a partir do blog Imagens do Passado / reprodução/reprodução
Apresentação de um Simca Show com Euclides Pinheiro no interior de São Paulo, em 1965, pouco antes do espetáculo em Caxias Foto: Acervo de Paulo Lisot, a partir do blog Imagens do Passado / reprodução / reprodução

Velocidade, ousadia e uma boa dose de adrenalina. Quem viveu os anos 1960 com certeza lembra do famoso Simca Show. Era um espetáculo de acrobacias sobre das rodas feitas por uma equipe de pilotos e equilibristas que percorriam várias cidades do Brasil com os veículos da marca Simca.

Conforme informações disponíveis no site www.oldraces.blogspot.com, os shows inicialmente eram apresentados pela equipe francesa do piloto Jean Sunny, com o intuito de divulgar o novo motor Tufão, lançado pela Simca do Brasil em 1964. A ideia era passar ao consumidor a imagem de um veículo robusto e resistente — o lendário Simca Chambord (1958) começava a ficar com a fama de carro frágil e de fraco desempenho devido a seu motor Aquillon.

A estratégia foi um tremendo sucesso. "Le Cascadeur" (o dublê), como o francês era conhecido, e sua trupe fizeram dezenas de shows enquanto estiveram pelo Brasil, em 1964. Porém, após o fim do contrato com os franceses, as performances do Simca Show tiveram sequência com o piloto e aviador paulista Euclides Pinheiro. Juntamente com outros ases do volante, como Antonio Peres e Valter Nelson, Pinheiro introduziu novos números ao espetáculo, turbinando as apresentações nas cidades que mantinham, logicamente, concessionárias da marca.

Foi o caso de Caxias do Sul, que na noite de 23 de fevereiro de 1965, durante a Festa da Uva, recebeu o eletrizante Simca Show, trazido pela Importadora Auto Nordeste Ltda, do empresário Francisco Stédile.

Francisco Stédile: a Auto Mecânica em 1948
A obra empresarial de Francisco Stédile
Amábile Zanandrea Stédile: uma trajetória eternizada

A performance ocorreu na Rua Sinimbu, defronte à Catedral Diocesana, e atraiu milhares de curiosos. Mas a grande presença foi mesmo a da rainha da Festa, Silvia Celli, que participou de uma das provas. Texto do anúncio no Pioneiro em 27 de fevereiro de 1965 (abaixo) elogiava a bravura da jovem:

"Um sorriso de confiança em Deus e no motorista, e Silvia Celli deu mais uma demonstração de que é uma rainha, enfrentando ao lado de Euclides Pinheiro, o veterano piloto de provas da Simca, uma demonstração de derrapagem." 

Leia mais:
Flagrantes das Festas da Uva de 1965 e 1969
Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965
Festa da Uva de 1965: miss, bomba e cuia no desfile
O primeiro corso noturno da Festa da Uva em 1969
Os míticos carros alegóricos de Darwin Gazzana
Darwin Gazzana: o mago dos figurinos
Lanifício Gianella na Festa da Uva de 1965 

Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução
Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

Estreia em Caxias 

Anúncio da Importadora Auto Nordeste Ltda, publicado no Pioneiro da época, destacou a apresentação no Largo da Catedral como um espetáculo inesquecível:

"Caxias do Sul presenciou em absoluta primeira mão no Rio Grande do Sul o Simca Show, graças aos esforços e patrocínio esclusivo da Importadora Auto Nordeste Ltda, o endereço certo para o seu Simca."

O endereço em questão era a Rua Sinimbu, 1.010, esquina com a Pedro Tomasi, local da foto abaixo, em que aparece o lendário Simca 77. Foi com ele que os pilotos Juvenal Hermes Martini e Walter Dal Zotto venceram as Doze Horas de Porto Alegre, em 23 de junho de 1963. 

Leia mais:
Vitória da velocidade caxiense em 1963
Aristides Bertuol: no tempo das carreteras
Casamento de Aristides Bertuol em 1943
Corrida de carreteras na Festa da Uva de 1961
Amantes da velocidade: motociclismo caxiense nos anos 1950
Quando Caxias circulava de moto: a trajetória do mecênico José Rech
Alberto Rech e as relíquias do motociclismo caxiense
Biografia "Aristides Bertuol - O Piloto da Carretera Nº 4" tem lançamento nesta sexta, em Bento Gonçalves
Nas curvas do Autódromo de Tarumã em 1973 

A concessionária Simca do Brasil, na esquina da Sinimbu com a Pedro Tomasi, em Caxias do Sul, em 1966Foto: Acervo de Silvio Postingher, a partir do blog Antigos Verde Amarelos / reprodução
Apresentação de um Simca Show com Euclides Pinheiro no interior de São Paulo, em 1965, pouco antes do espetáculo em CaxiasFoto: Acervo de Paulo Lisot, a partir do blog Imagens do Passado / reprodução
Apresentação de um Simca Show, com Euclides Pinheiro, em Campos do Jordão (SP), em 1965Foto: Acervo do blog Old Races / reprodução

Colaboração

Você conferiu a apresentação em Caxias? Possui fotos do Simca Show ocorrido em 1965? Entre em contato com a coluna.

Veja mais fotos do Simca Show pelo Brasil clicando AQUI.

Leia mais:
Acrobatas alemães agitam o Centro de Caxias em 1957
Vídeo traz as acrobacias dos malabaristas alemães na Praça Dante em junho de 1957
Um incêndio agita o Centro de Caxias em 1952
Faquirismo: jejum, serpentes e uma cama de pregos em 1958

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros