Memória: encontro da família Lain - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga15/05/2018 | 07h30Atualizada em 15/05/2018 | 07h30

Memória: encontro da família Lain

Missa e almoço festivo ocorrem neste domingo, dia 20, na comunidade de Conceição da Linha Feijó

Memória: encontro da família Lain Acervo família Lain / divulgação/divulgação
Os Lain por volta de 1920: a partir da esquerda, em pé, Dante, Virgílio, Antonio, Catarina, Candida, Dosolina e Virgínia. Sentados, José, o patriarca Giovanni, a matriarca Maria Magdalena, e as irmãs Maria e Vitória. Foto: Acervo família Lain / divulgação / divulgação

Uma trajetória iniciada em 1892, quando o casal de imigrantes Giovanni Baptista Lain e Maria Magdalena Pietribiasi Lain deixou a Itália para construir uma nova vida ao Brasil, será recordada neste domingo (20), em Conceição da Linha Feijó. O encontro dos descendentes de Giovanni e Magdalena terá missa, às 11h, seguida de almoço festivo no salão paroquial da localidade.

Oriundo da comuna de Malo, na província de Vicenza, o casal rumou ao Brasil na companhia dos cinco filhos: Maria, José, Antonio, Catarina e Vitória, esta última falecida ainda bebê na viagem de navio. Por aqui, os Lain estabeleceram-se nos lotes da atual localidade de Conceição da Linha Feijó, onde dedicaram-se basicamente à agricultura. Foi lá que também nasceram os outros cinco descendentes de Giovanni e Magdalena: Dante, Cândida, Dosolina, Virgílio e Vitória — que recebeu o mesmo nome da irmã morta na travessia.

Encontro da família Slomp em Forqueta

Curiosidade: dentre os filhos, o italiano Giuseppe (José) teve atuação marcante na área da vitivinicultura. Foi um dos fundadores da cooperativa mais antiga da América Latina: a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, fundada em 1929. Na foto acima, datada de 1920, aproximadamente, José é o primeiro sentado, a partir da esquerda. Na imagem, a família aparece completa. Em pé estão os irmãos Dante, Virgílio, Antonio, Catarina, Candida, Dosolina e Virgínia. Sentados, vemos José, o patriarca Giovanni, a matriarca Maria Magdalena, e as irmãs Maria e Vitória. 

Com informações de Guido Lain, bisneto de Giovanni e Magdalena e um dos organizadores do encontro.

Os pioneiros

Giovanni Baptista Lain nasceu em 1854 e faleceu em 1927, aos 73 anos. A esposa Maria Magdalena Pietribiasi Lain nasceu em 1857 e faleceu em 1925, aos 68.

Filhos, genros e noras

:: Dante Lain casou com Ermelinda Ruffato
:: Virgilio Lain casou com Emilia Rossatto
:: Antonio Lain casou com Madalena Betiatto
:: Catarina Lain casou com Modesto Dalla Rosa
:: Candida Lain casou com Quinto Slomp
:: Dosolina Lain casou com Alessio Lanzarin
:: Virgínia Lain casou com Joaquim Slomp
:: José Lain casou com Apolonia Canuto
:: Maria Lain casou com Dante Guerra
:: Vitória Lain casou com João Cemin

Informações 

Conforme a organização, são aguardados cerca de 170 descendentes, vindos das cidades de Flores da Cunha, Canoas e Porto Alegre, além de convidados da Argentina e da Itália. Mais informações com Guido Lain, pelo fone (54) 99979.7959 ou na página "Encontro Família Lain – Descendentes de Giovanni Lain", do Facebook. 

Participe da coluna 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução e um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro da família Peruchin em Vacaria   

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros