Memória da Maesa: lembrando o passado, projetando o futuro - Cidades - Pioneiro
 

Caxias antiga09/05/2018 | 07h30Atualizada em 09/05/2018 | 10h24

Memória da Maesa: lembrando o passado, projetando o futuro

Abraço ao prédio, dia 20 de maio, pretende discutir ocupação, memória e identidade, durante uma grande celebração cênico-musical

Memória da Maesa: lembrando o passado, projetando o futuro Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
A fundição sendo construída por volta de 1948, quando Exposição e Lourdes ainda eram arrabaldes distantes do Centro Foto: Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O abraço coletivo — e colorido —  que promete movimentar o quarteirão da Maesa no próximo dia 20 de maio deve mesclar a mesma diversidade de gerações que passou pelo complexo desde que ele começou a tomar forma, há exatos 70 anos, em 1948. 

Sim, boa parte de Caxias atuou ou conhece alguém que trabalhou nas seções da chamada Fábrica 2 da Metalúrgica Abramo Eberle. Pegando carona em toda essa mobilização, a coluna endossa a iniciativa, chamando antigos funcionários para recontar suas histórias de vida – pessoal e profissional — em torno da empresa.

Maesa e as portas da Basílica de Belém do Pará

Você atuou ou tem algum familiar (pai, mãe, tio, avô, parente, etc) que passou pela fábrica do bairro Exposição entre os anos 1950 e 1980? Possui fotos de bastidores do trabalho, jubileu ou comemorações? Envie as imagens em alta resolução para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com. 

As colaborações e histórias dos leitores serão publicadas a partir da próxima semana. Para ir reavivando a memória, publicamos a seguir duas imagens das antigas seções da fábrica. Elas integram o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Leia mais:
Maesa: um presente para Caxias do Sul
Nos primórdios da Maesa
Um sábado ao redor da Maesa
Setor de gravação da Maesa em 1958
Alvis Fiedler e as réplicas da Basílica de Belém do Pará
Eberle: o jubileu de prata de Hugo Seidl em 1952 

A seção de cartonagem, caixas de papelão e acabamento de estojos, na Fábrica 2, em 1954Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação
Funcionários atuando na seção de plástico em 1954Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação

Abrace esta ideia

O abraço que artistas, coletivos e a comunidade de Caxias promovem dia 20 no entorno da Maesa é inspirado na iniciativa Pingos e Pigmentos, do grupo baiano Construções Compartilhadas. Empunhando guarda-chuvas coloridos, os participantes pretendem balizar uma ocupação que dialogue com os anseios da pluralidade cultural de Caxias.

Música, dança e artes plásticas darão o tom da domingueira: passarão por lá, entre outros, o Maracatu Baque dos Bugres, o Bloco da Ovelha, o rapper Chiquinho Divilas, a atriz Odelta Simonetti, com sua personagem clown Rarley Davidson, a escola Tem Gente Teatrando e os integrantes do projeto de dança contemporânea Incorporações, além dos coletivos #Ocupamaesa e Vivacidade - Lab de Intervenções Urbanas.

Comunidade cultural caxiense promove abraço à Maesa

Ópera em 1991 

Toda a programação do dia 20 reverencia outro marco da mobilização cultural em Caxias: o famoso abraço ao Ópera, em 1991.

Um abraço no Cine Ópera em 1991

População é convidada a abraçar o complexo da Maesa em 20 de maioFoto: Felipe Nyland / Agência RBS

Leia mais:
Orevil Bellini: o desenhista do Eberle
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Eberle: a seção de gravação em 1956
As cores e as horas do relógio do Eberle
Getúlio Jacoby da Rosa: um jubileu de prata em 1969
Eberle: um relógio de ouro no jubileu de prata
Eberle: o jubileu de prata e ouro de Honório Marotto em 1948
Eberle: a trajetória de Joaquim Barasuol
Olivo Berton e os jubilados do Eberle em 1968
Time de bolão Garra de Ferro, do Recreio Guarany, em 1958 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros