Cremers fará novo relatório sobre condições do Postão de Caxias - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Vistoria18/05/2018 | 07h00Atualizada em 18/05/2018 | 08h43

Cremers fará novo relatório sobre condições do Postão de Caxias

Representantes do Conselho e do MP inspecionaram a unidade de saúde nesta quinta-feira

Cremers fará novo relatório sobre condições do Postão de Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O Pronto-Atendimento 24 Horash (Postão) foi alvo de nova vistoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) no final da manhã desta quinta-feira. O relatório com as observações, no entanto, só deve ser divulgado nos próximos dias e apontará uma comparação com as visitas anteriores, em outubro do ano passado e em janeiro deste ano.

Leia mais
Linha de ônibus que liga o Postão 24H à UPA começa a funcionar nesta quarta-feira, em Caxias
Falta de pediatras poderá se repetir no Postão 24h de Caxias do Sul

Durante a verificação, foram avaliados, por exemplo, as condições de organização e de limpeza das salas, o funcionamento dos equipamentos, o atendimento aos pacientes, além da equipe de profissionais que atuam no estabelecimento de saúde. 

Na visita de janeiro, a entidade chegou a recomendar a interdição do Postão por considerar que o local não oferecia as condições mínimas necessárias para atender os pacientes. Apesar de o documento que detalha a visita de quinta-feira não ter sido concluído pelos fiscais, o presidente do Cremers, Fernando Matos, adianta que houve observações positivas em relação ao último contato:

— A higiene do posto me pareceu melhor do que das outras vezes e as salas de atendimento também estavam um pouco mais organizadas. Porém, superficialmente, tive a impressão que o número de profissionais da equipe de saúde continua aquém do necessário. Mas temos que correlacionar a quantidade destes profissionais com o número de atendimentos para verificar se isso é verídico — aponta Matos.

Conforme o presidente do Conselho, outro ponto que esteve em pauta durante a visita foi a relação entre os médicos e a administração do prefeito Daniel Guerra. 

— Nós achamos que está muito conturbado. Pedimos que se tenha um diálogo entre os médicos e a prefeitura para que se tenha um atendimento mais adequado à população e que não se perca a tranquilidade no trabalho, que é essencial — ressalta. 

A inspeção foi acompanhada pela promotora de Justiça Adriana Chesani. Ela conversou com pacientes que esperavam na sala de espera e foi recebida pela secretária de Saúde, Deysi Piovesan, junto com os integrantes do Cremers. 

— Depois que o documento for concluído, é dado um prazo para a prefeitura se manifestar e dar as suas explicações — diz a promotora. 

Leia também
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul instala em definitivo detector de metais no acesso ao prédio
Ao contrário das últimas edições, próxima rainha da Festa da Uva não ganhará carro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros