Cavalarianos e jipeiros homenageiam Caravaggio neste sábado, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Pré-romarias11/05/2018 | 18h30Atualizada em 11/05/2018 | 18h30

Cavalarianos e jipeiros homenageiam Caravaggio neste sábado, em Farroupilha

Concentrações das romarias serão às 8h e às 14h

Cavalarianos e jipeiros homenageiam Caravaggio neste sábado, em Farroupilha Rafael Lopes/Divulgação
Foto: Rafael Lopes / Divulgação

A 15 dias da 139ª Romaria de Caravaggio, cavalarianos e jipeiros percorrem a estrada que leva ao santuário em Farroupilha para homenagear a santa. Assim como vem ocorrendo desde o dia 28 de abril, as pré-romarias são divididas entre a manhã e a tarde de sábado, com benção e celebração de uma missa na chegada ao santuário. 

Logo cedo, quem passar pela ERS-122 verá um grupo formado por centenas de cavalarianos. Eles participarão da 25ª Cavalgada da Fé, que sairá às 8h do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, às margens da rodovia. Às 8h30min, um grupo parte do Recanto do Laço, na Linha Vicentina, em Farroupilha. Os cavalarianos se encontrarão no caminhão e seguirão juntos, em procissão até o santuário de Caravaggio. A previsão de chegada é às 11h, quando ocorre uma missa campal.

Uma charrete com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio estará à frente do grupo. 

A estimativa dos organizadores é que participem de 800 a mil pessoas. Para incentivar a presença da comunidade, neste sábado estão suspensos torneios de laço nas cidades coordenadas pela 25ª Região Tradicionalista:

— É uma cavalgada que se tornou praticamente estadual. Vem o pessoal de São Francisco de Paula, de Nova Prata, de toda a região. É um evento que todo mundo que tem um pouco de fé pela Nossa Senhora pode participar — convida o organizador Pedro Novello.

A partir das 14h, os jipeiros se encontram em frente ao Colégio São Tiago. O cortejo deve sair às 14h30min e a chegada é prevista para meia hora depois. Terá missa no santuário para recepcionar os romeiros. Cerca de 400 veículos devem participar da pré-romaria. 

No próximo sábado, as pré-romarias serão lideradas pelos corredores e motociclistas. Já os fiéis que se deslocarem no final de semana principal da festa, nos dias 26 e 27, podem adquirir as passagens de ônibus na estação rodoviária de Caxias do Sul ao preço de R$ 9. Os romeiros que saírem de Farroupilha pagarão R$ 5,50 para se deslocar até o santuário.

PROGRAMAÇÃO

 O quê: 25ª Cavalgada da Fé e 11ª Pré-Romaria dos Jipeiros.

Quando: neste sábado, a partir das 8h.

Onde: os cavalarianos partem do Campus 8 da UCS, às 8h. Os jipeiros se encontram às 14h, em frente ao Colégio São Tiago, em Farroupilha.

Informações: (54) 3260-5166.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros