Mesmo com número de passageiros próximo ao limite, Caxias teve três denúncias de superlotação em ônibus neste ano - Cidades - Pioneiro
 

Linha Troncal27/04/2018 | 16h46Atualizada em 27/04/2018 | 16h47

Mesmo com número de passageiros próximo ao limite, Caxias teve três denúncias de superlotação em ônibus neste ano

Prefeitura abriu espaço para reclamações no Alô Caxias no ano passado, mas diz que maioria das multas são por conta de atuação de fiscais

Mesmo com número de passageiros próximo ao limite, Caxias teve três denúncias de superlotação em ônibus neste ano Porthus Junior/
Problema é registrado principalmente nos horários de pico Foto: Porthus Junior

A superlotação dos ônibus da linha Troncal de Caxias do Sul em horários de pico e dificuldade de desembarque nas estações de transbordo é uma das principais reclamações dos usuários do transporte público de Caxias do sul ouvidos pela reportagem de GaúchaZH na última semana. Porém, isso não se reflete no número de denúncias no espaço aberto no ano passado pela prefeitura para reclamações da concessionária que opera o transporte coletivo da cidade, a Visate.

Como comenta Assis Ecker Bitencourt, advogado que usa o transporte público pelo menos três dias por semana, mesmo com a grande quantidade de veículos rodando ainda é possível perceber horários de superlotação:

— Acredito que esteja um pouco demasiada nos horários em que os ônibus estão mais cheios, isso dificulta o transporte — conta o advogado.

E até quem raramente utiliza o transporte público, como Noeli Brum de Camargo de 57 anos, também percebe a grande aglomeração nos horários de pico. Segundo ela os principais horários são pela manhã e nos finais de tarde.   

Leia mais
Em nova ação judicial contra o município, Visate alega perdas financeiras devido a defasagem da tarifa
Secretaria de Trânsito de Caxias recebe cerca de 30 solicitações de bloqueio de vias por mês

A desorganização é outro ponto apontado pela população. Com ônibus mais cheios, o desembarque tende a ser caótico nas estações de transbordo de passageiros, como comenta Anadir Martins do Nascimento que utiliza o transporte público todos os dias.

— Eu acho desorganizado no terminal Floresta porque congestiona quem desce e quem sobe [do ônibus]. Aquela parte ali eu acho bem desorganizado e bem chato, até para quem é cadeirante ou tem uma deficiência porque as pessoas ficam se atropelando — aponta.

Atualmente, cerca de 35 mil usuários utilizam a linha Troncal todos os dias. Uma análise da Secretaria de Trânsito identificou que nas semanas de pico, como início do mês, o número de passageiros atinge os 40 mil, número máximo para o qual a linha foi projetada.

Conforme afirma o secretário de trânsito de Caxias do Sul, Cristiano de Abreu Soares, esses picos podem gerar dificuldades. Segundo ele problemas de superlotação em alguns veículos são ocasionados por possíveis "queimas" de voltas, o que ocasiona um acúmulo de usuários nas paradas.

As três reclamações de superlotação do transporte público de Caxias do sul foram registradas na linha Troncal. Em contrapartida, já são 68 autuações realizadas pela Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul por voltas que não foram realizadas este ano.

Soares reforça que muitos problemas não chegam até a secretaria de Trânsito, pois as denúncias não estão sendo feitas no local adequado, o Alô Caxias, pelo telefone 156. Segundo ele, direcionar reclamações no local correto facilitaria o trabalho dos fiscais que poderiam fazer rondas mais precisas nos pontos de lentidão ou superlotação identificados pela população.

Frota

Segundo dados da Visate, 18 veículos operam diariamente na linha Troncal e, nos horários de pico (das 6h às 8h e das 16h às 18h30hmin),  mais 4 veículos ficam de prontidão caso o sistema necessite.

A frota total de veículos em circulação no transporte público de Caxias do Sul é de 335 ônibus. Desses, 200 ficam concentrados nos bairros mais populosos da cidade, como Santa Fé, Santa Catarina, Esplanada, Rio Branco, Centro e Nossa Senhora de Fátima. Os outros 135 atendem os demais bairros.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros