Memória: para recordar de Odila Zatti, a rainha da Festa da Uva de 1934 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Caxias antiga13/03/2018 | 07h30Atualizada em 13/03/2018 | 18h16

Memória: para recordar de Odila Zatti, a rainha da Festa da Uva de 1934

Doação feita ao Arquivo Histórico Municipal pela filha Marta Festugato Lenzi joga luzes sobre a trajetória da jovem que brilhou na quarta edição do evento

Memória: para recordar de Odila Zatti, a rainha da Festa da Uva de 1934 Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami/divulgação
Coroação de Odila Zatti (ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934, no Clube Juvenil Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação

Ela teve o reinado mais longo como rainha da Festa da Uva. Foram 16 anos, de 1934 a 1950, em função da Segunda Guerra Mundial e da suspensão do evento naqueles tempos do "proibido falar italiano".  Falamos de Odila Zatti, eleita na quarta edição da festa, sucedendo Adélia Eberle – a primeira a ostentar o título, em 1933.   

Sua trajetória como rainha da festa, mãe e mulher de destaque na sociedade caxiense a partir dos anos 1930 em breve estará disponível para consulta e pesquisa. Uma doação de centenas de fotografias, registros, lembranças, quadros e diversos outros documentos acaba de dar entrada no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Tudo graças à iniciativa de dona Marta Festugato Lenzi, uma das filhas de dona Odila, responsável pela guarda do vasto acervo da família nas últimas décadas.

Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965

A doação feita por dona Marta ao Arquivo soma-se ao material referente à Festa da Uva de 1934, mas joga luzes sobre uma personalidade que foi muito mais do que uma soberana. Um breve resumo dá conta disso. Nascida em 1914, Odila era a filha única do casal Fioravante Zatti e Leonilda Fasoli Zatti, fundadores da casa de comércio que marcou época na Av. Júlio, entre as ruas Borges de Medeiros e Alfredo Chaves (atual Galeria Atrium).

Bastante avançada para a época, a jovem dividia os bailes de Carnaval do Juvenil e as férias em Torres com o currículo do Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, e as aulas de piano, pintura e dança – em especial o famoso charleston, tão em voga nos bailes dos anos 1920. O título de rainha chegou em janeiro de 1934, dois anos após um episódio que poderia ter "melado" toda a história: aluna do Colégio Bom Conselho, Odila contraiu febre tifóide na escola e perdeu todo o cabelo.

De volta a Caxias e recuperada da doença, a jovem de 19 anos foi eleita por volto popular e, na sequência do resultado, ovacionada pelo público na varanda de casa. A coroação deu-se em 24 de fevereiro de 1934, no Juvenil, onde Odila sagrou-se rainha acompanhada pelas aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e pelas princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante.

As duas imagens de estúdio abaixo integram a doação da família e trazem Odila em 1934, no melhor clima "estrela de Hollywood" – graças aos modernos enquadramentos e efeitos de luz do fotógrafo Júlio Calegari (1886-1938).

Leia mais:
Lembranças das Festas da Uva da década de 1930
As fiandeiras da Festa da Uva de 1950
Um carro soberano na Festa da Uva de 1954
Miss Brasília visita a Festa da Uva de 1961
Um desfile pela Sinimbu em 1972
Festa da Uva de 1981: um quinteto de soberanas
O Instante e o Tempo: Mauro De Blanco e a trajetória dos fotógrafos de Caxias do Sul 

Doação de dona Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. São fotos de Odila Zatti (mãe de Marta, ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934. Evento ocorreu no Clube Juvenil em 24 de fevereiro de 1934. Odila teve como aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e como princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante.Na foto, Odila Zatti eternizada no estúdio de Júlio Calegari.
Odila Zatti aos 19 anos em um ensaio no mítico atelier de Júlio Calegari, em 1934Foto: Júlio Calegari / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Doação de dona Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. São fotos de Odila Zatti (mãe de Marta, ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934. Evento ocorreu no Clube Juvenil em 24 de fevereiro de 1934. Odila teve como aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e como princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante.Na foto, Odila Zatti eternizada no estúdio de Júlio Calegari.
Glamour eternizado: Odila Zatti no atelier Calegari, em 1934Foto: Júlio Calegari / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Lembranças

Conforme dona Marta, a mãe emprestava às filhas pequenas as pedras preciosas que integravam o traje oficial de rainha para que brincassem. Já o vestido de Odila foi doado à antiga Aliança Francesa para ser usado nas montagens teatrais do grupo, atuante entre 1958 e 1964.

Leia mais:
Mauro De Blanco no Atelier de Teatro da Aliança Francesa em 1961
Nu fotográfico agita a Aliança Francesa de Caxias em 1961
Escola de Belas Artes de Caxias em 1950
Uma formatura na Escola de Belas Artes em 1958
Caravaggio e a Via-Sacra de Aldo Locatelli em 1960
Aldo Locatelli: um retrato em 1962
Centenário de Aldo Locatelli: retratos dos anos 1950 

Doação de dona Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. São fotos da coroação de Odila Zatti (mãe de Marta, ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934. Evento ocorreu no Clube Juvenil em 24 de fevereiro de 1934. Odila teve como aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e como princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante.
Dona Marta Festugato Lenzi, filha de Odila Zatti, promoveu a doação de centenas de fotografias ao ArquivoFoto: Rodrigo Lopes / divulgação
Doação de dona Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. São fotos da coroação de Odila Zatti (mãe de Marta, ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934. Evento ocorreu no Clube Juvenil em 24 de fevereiro de 1934. Odila teve como aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e como princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante. Na foto, Marta Festugato Lenzi e a servidora Municipal Catiuscia Xavier.
Marta Festugato Lenzi e a servidora municipal Catiuscia Xavier no momento da identificação das imagens doadasFoto: Rodrigo Lopes / divulgação

A família

Odila Zatti casou com o médico Gaston Festugato em 27 de setembro de 1939, nascendo dessa união os filhos Carlos, Beatriz, Vera, Marta e Maria. Dona Odila faleceu em 1990, aos 76 anos.

Leia mais:
Hermínio Bassanesi, uma vida atrelada às artes
Darwin Gazzana: o mago dos figurinos
Festa da Uva 1969: Darwin Gazzana e a estreia do corso noturno
Darwin Gazzana: os míticos carros alegóricos da Festa da Uva 

Grupo de pessoas reunidas na residência de Fioravante Zatti, comerciante, sito à rua Júlio de Castilhos, 1489, em decorrência da nomeação de sua filha, Odila Zatti, como Rainha da Festa da Uva de 1934. Foram identificados, da esquerda para a direita: Olmiro de Azevedo (2), Miguel Muratore (3; prefeito de Caxias - RS), Odila Zatti (4); Joaquim Pedro Lisboa (6); Fioravante Zatti (9); Heráclito Limeira (10; jornalista); Adelino Sassi (11). Doação de dona Marta Festugato Lenzi ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. São fotos da coroação de Odila Zatti (mãe de Marta, ao centro) como rainha da Festa da Uva de 1934. Evento ocorreu no Clube Juvenil em 24 de fevereiro de 1934. Odila teve como aias Ivone Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e como princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante. Na foto, Marta Festugato Lenzi e a servidora Municipal Catiuscia Xavier.
Grupo reunido na residência de Fioravante Zatti (ao centro) em decorrência da nomeação de Odila Zatti, como rainha da Festa da Uva de 1934 Foto: Julio Calegari / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,divulgação

A festa

Em 1934, a Festa da Uva foi presidida por Joaquim Pedro Lisboa, seu idealizador. Depois de Odila Zatti, a rainha só voltou a ser escolhida em 1950, no retorno do evento. Foi quando elegeu-se Terezinha Morganti, de Bento Gonçalves. 

Na imagem acima, um grupo de amigos reunidos na residência do comerciante Fioravante Zatti (ao centro), em decorrência da escolha da filha como rainha da festa. Da esquerda para a direita identificamos, entre outros, o advogado Olmiro de Azevedo, o prefeito Miguel Muratore, Odila, o presidente da festa, Joaquim Pedro Lisboa (6), Fioravante Zatti, o jornalista Heráclito Limeira e o empresário Adelino Sassi.

Leia mais:
Varejo do Eberle, um clássico do Centro
Martha Rocha e uma visita ao Varejo do Eberle em 1955
Terezinha Morango, Miss Brasil 1957, conhece a prataria do Eberle
Ferragem Caxiense em 1947
Interiores da Loja Magnabosco nos anos 1950
Mercadinho do Povo na Av. Júlio em 1947
Casa Prataviera: um ícone do Centro
Casa Prataviera: o centenário do empresário Francisco Alberti
Família de Raymundo Magnabosco em 1946
Ary De Carli: um anúncio e uma foto premiada em 1955
Lojas Renner: a visita da Miss Brasil em 1961  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros