Mais de 800 escoteiros participam de encontro regional em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Civismo02/03/2018 | 17h50Atualizada em 02/03/2018 | 17h50

Mais de 800 escoteiros participam de encontro regional em Caxias do Sul

Congresso será realizado neste fim de semana, no Campus 8 da UCS

Mais de 800 escoteiros participam de encontro regional em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Integrantes do movimento escoteiro de todo Estado se encontram neste final de semana em Caxias do Sul. O Congresso Regional Escoteiro é realizado anualmente para estimular a troca de experiências e oferecer capacitações e atualizações sobre o tema. A atividade deve reunir cerca de 800 pessoas no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Estão confirmados grupos de Bento Gonçalves, Ipê, Antônio Prado, Carazinho, Santa Maria e Lagoa Vermelha, além de Porto Alegre.

Leia mais
Escoteiros de Caxias buscam redescoberta de prática com atividades de celebração
Grupo Escoteiro Moacara, de Caxias, comemora 50 anos de história

Durante o sábado (3) e o domingo (4), ocorrem oficinas variadas. Uma das atividades, por exemplo, dará dicas de como incentivar os jovens a criar projetos comunitários, além de orientações para construir um acampamento sustentável. Também haverá ações relacionadas à Língua Brasileira de Sinais (Libras), fotografia e meteorologia, entre outras. 

Uma das atividades mais interessantes é a oficina "O que você faz com os 365 quilos de resíduos que gera por ano?". A proposta é debater sobre o quanto custa a coleta e a destinação do lixo produzido, além de entender quais são os impactos sociais e ambientais do material produzido por cada pessoa em um ano.

— Esse é considerado um dos maiores eventos escoteiros do Estado. A intenção é, principalmente, qualificar os escoteiros adultos para que depois eles possam trabalhar as práticas com os jovens — explica Ricardo Canevese, coordenador do 16º Distrito Escoteiro, que atende 12 grupos escoteiros da região e trabalha na organização do congresso. 

Além das oficinas, a estrutura do encontro terá um espaço zen, para descanso e chimarrão; brechó, onde os participantes poderão comercializar e adquirir itens escoteiros usados, além de área de alimentação com food trucks e espaço para acampamento. 

O evento encerra ao meio-dia de domingo com a Assembleia Escoteira Regional que terá, entre outras pautas, a prestação de contas do movimento e os processos eleitorais para cargos em nível regional.

Saiba mais

:: O movimento escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, na Inglaterra.

:: No Brasil, o escotismo chegou em 1910.

:: Os integrantes do movimento são divididos em quatro ramos, conforme a idade: lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. Após os 21 anos, é possível participar como voluntário, chefe ou dirigente.

:: O balanço mais recente indica que são 14 mil escoteiros em 116 municípios gaúchos. No Brasil, a estimativa é de 100 mil escoteiros.

:: Em Caxias, conforme o coordenador do 16º Distrito Escoteiro, Ricardo Canevese, são cerca de 800 membros, divididos em oito grupos.

Leia também
Oitiva do prefeito de Caxias do Sul terá segurança reforçada
"O trabalhador precisa se manifestar individualmente", diz magistrado sobre o desconto da contribuição sindical

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros