Comunidade da Linha 40, em Caxias, promove festa de Santo Antão neste domingo - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Religiosidade02/03/2018 | 18h44Atualizada em 02/03/2018 | 18h44

Comunidade da Linha 40, em Caxias, promove festa de Santo Antão neste domingo

Tradicional celebração ocorre há mais de cem anos 

Comunidade da Linha 40, em Caxias, promove festa de Santo Antão neste domingo Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A vida religiosa faz e sempre fará parte das comunidades de descendentes de italianos em Caxias do Sul. Prova disso são os preparativos para a tradicional festa de Santo Antão, que ocorre neste domingo (4) na localidade de Nossa Senhora das Neves da Linha 40.

Leia mais
Catedral Diocesana de Caxias vai receber nova pintura externa
Entorno da Igreja de São Pelegrino receberá a obra Via Lucis, que narra a ressurreição de Cristo

A história em torno do santo conta que Antão, nascido em 251 no antigo Egito, teria morrido entre 350 e 356, tendo vivido, portanto, durante mais de um século. Histórias relatam que Santo Antão viveu na penitência e na meditação durante boa parte de sua vida. Diz a sabedoria popular que as pessoas sempre lhe enviavam comida, em especial o pão, em troca de conselhos. 

Na região de Caxias, a comemoração ocorre há mais de cem anos. Márcia Elisa Benin Adami, uma das organizadoras do evento, explica que o santo tem uma forte ligação com a religiosidade popular dos moradores da Linha 40, que sempre relacionaram a história de Antão à missão dos agricultores. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (01/03/2018) LInha 40 em Festa Religiosa. Comunidade organiza festa de Santo Antão na capela da Nossa Senhora das Neves, Linha 40. Paroquianas limpam a igreja e a imagem de Santo Antão. (Roni Rigon/Pioneiro).
Comunidade finalizou os preparativos para a festa nesta semanaFoto: Roni Rigon / Agencia RBS

A celebração, que tem início às 11h, terá missa festiva na igreja da comunidade seguida por um típico almoço italiano, servido às 12h30min, no Salão da Sociedade Esportiva Palmeiras da Linha 40.

Segundo Márcia, a festa já acontece na primeira semana de março há cerca de cinco anos. 

— Antes era comemorada em janeiro, mês da data de homenagem ao santo, mas mudamos para março, pois durante janeiro muitas pessoas estavam de férias. 

A Linha 40 é uma das 11 comunidades da Paróquia Santa Catarina, sendo que mensalmente, no primeiro e terceiro sábado, às 19h30min, acontecem as celebrações da Santa Missa. Entre as atividades da festa, estão uma partida de futebol entre os participantes, que geralmente ocorre após a missa.

SERVIÇO 

:: O quê: Festa de Santo Antão
:: Horário: 11h de domingo
:: Onde: comunidade Nossa Senhora das Neves da Linha 40. Para chegar ao local, basta seguir pela ERS-122, no sentido Caxias do Sul-Flores da Cunha. No trevo de acesso para a Linha 40 (tem placa no local), é necessário pegar Estrada Municipal Vicente Menezes e seguir adiante. A comunidade fica cerca de 3,5 quilômetros após a Metalúrgica Gecele.
:: Almoço: será servido sopa de agnoline, lesso, pien, salada verde, maionese, macarrão, galeto, churrasco, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito. Os ingressos já estão esgotados.
:: Mais informações: com Márcia Adami pelo telefone (54) 98423-2821.

Leia também
Moradores do entorno da Estação Férrea, em Caxias, devem entregar um abaixo-assinado contra baderna ao MP
Polícia Civil da Serra receberá carabinas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros