Pioneiro 70 anos: de volta a 1952 - Cidades - Pioneiro
 

Caxias antiga28/02/2018 | 07h30Atualizada em 28/02/2018 | 07h30

Pioneiro 70 anos: de volta a 1952

Edição de 6 de setembro de 1952, alusiva à Semana da Pátria, circulou em duas cores, algo inédito para a época

Pioneiro 70 anos: de volta a 1952 Acervo pessoal de Olga Gobbato Bedin / divulgação/divulgação
A pilha de edições recém-impressas em 6 de setembro de 1952, com Carlos Bedin (segunda à direita) e Guilherme Brandalise (à direita) Foto: Acervo pessoal de Olga Gobbato Bedin / divulgação / divulgação

No ano em que o Pioneiro completa 70 anos, recordaremos de diversas histórias e personagens que atuaram nos bastidores e também foram notícia nas páginas do jornal _ desde 4 de novembro de 1948.

Abrindo a série, a edição especial do dia 6 de setembro de 1952, alusiva à Semana da Pátria. Foi quando o então semanário, com circulação aos sábados, circulou impresso em duas cores (capa e página central), algo até então raro para a época. O destaque era o anúncio-homenagem oferecido pela Metalúrgica Abramo Eberle: a bandeira do Brasil acompanhada por um texto enaltecendo o setor metalúrgico e o desenvolvimento econômico da região.

Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948

Na rara imagem acima, um grupo de funcionários junto aos jornais recém-impressos naquela madrugada. A partir da esquerda, o senhor Porto, um jovem não identificado, o cronista esportivo e posteriormente acionista do jornal Carlos Rolin Bedin e o futuro diretor Guilherme Brandalise. À época, o Pioneiro tinha como diretor responsável o jornalista e historiador Mário Gardelin.

A foto integra o acervo de dona Olga Gobbato Bedin, 85 anos, esposa de um dos primeiros cronistas esportivos do jornal, o senhor Carlos Rolin Bedin (in memoriam). Dona Olga mantém um vasto acervo sobre a trajetória do Pioneiro e tem sua história intrinsecamente mesclada à do periódico. 

Mas esta é uma história que contaremos em detalhes em breve... 

Leia mais:
Caxias Magazine: anúncios para o Natal de 1965
Os preferidos dos caxienses em 1954
Bomboniére Maratá na Avenida Júlio em 1943
Ranchos no Lanifício Gianella em 1941
Lojas Renner em 1961: a visita da Miss Brasil Gina MacPherson
Malharia Salatino na década de 1950
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Lembranças do Café Albion 

A capa colorida de 6 de setembro de 1952Foto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / divulgação
Anúncio da Metalúrgica Abramo Eberle alusivo à Semana da PátriaFoto: Acervo Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / divulgação

A manchete 

Em 6 de junho de 1952, o Pioneiro mancheteava "Será lançada em Caxias do Sul nova espécie de vinho, única na América do Sul". 

Participe

Você possui fotos antigas do ano de 1948, quando o Pioneiro foi fundado? Podem ser registros da cidade, famílias, esportes, trabalho, educação, lazer e cenas do cotidiano. 

As imagens devem ser enviadas em alta resolução, com nome e fone de contato, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros