Memória: conjunto musical Itamone em 1972  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caxias antiga21/02/2018 | 07h30Atualizada em 21/02/2018 | 14h15

Memória: conjunto musical Itamone em 1972 

Formado por músicos como Edwino Menegat, Miguel Angelo Cornutti e Eloy Teixeira, grupo foi eternizado no atelier do fotógrafo Mauro De Blanco  

Memória: conjunto musical Itamone em 1972  Mauro De Blanco/acervo pessoal de Eloy Teixeira,divulgação
Latuada, Argus, Rui Ribeiro, Severino Araújo, Edwino Menegat, Eloy Teixeira, Miguel Angelo e Paulinho Foto: Mauro De Blanco / acervo pessoal de Eloy Teixeira,divulgação

Não teve quem não dançou, paquerou, azarou, flertou ou engatou um namoro ao som do Itamone. Todas as gírias citadas englobam as quase seis décadas de atuação do grupo, surgido lá no início dos anos 1960 para animar bailes, festas e as famosas reuniões dançantes da época. 

Com as mais diversas formações e na ativa até hoje, o grupo teve entre seus principais e mais longevos integrantes o cantor Miguel Angelo Cornutti, o tecladista Edwino Menegat e o guitarrista Eloy Teixeira, o Paco. Foi através de Paco que chegamos às imagens desta página, quando o Itamone realizou um ensaio fotográfico no atelier do premiado fotógrafo Mauro De Blanco (1923-2010). 

Conjunto Musical Prestige nos anos 1960
Conjunto Musical Os Pedreiros em 1967
1972: o último ano do Pavilhão da Festa da Uva
Relembre as curiosidades da Festa da Uva de 1972
Um baile de gala no Recreio da Juventude em 1955
Festa da Uva de 1981: um quinteto de soberanas

Corria o ano de 1972, e o Itamone já destacava-se com um dos mais badalados grupos musicais de Caxias e do Rio Grande do Sul. Apresentações constantes no Recreio da Juventude, no Clube Juvenil e na Festa da Uva,  além do Leopoldina Juvenil e da Sogipa, em Porto Alegre, exigiam, além de musicalidade perfeita e figurino impecável, fotos de divulgação à altura. E coube a De Blanco eternizar aquele período. 

No melhor estilo "bastidores", a foto acima traz o Itamone no auge como uma big band. A partir da esquerda vemos os músicos Vladimir Latuada (sax), Argus Montenegro (de cachimbo, na bateria), Rui Ribeiro (contrabaixo), Severino Araújo (trompete), Edwino Menegat (agachado com a câmera, no teclado), Eloy Teixeira (guitarra), Miguel Angelo (vocal) e Paulinho Lata Velha (sax tenor).

Conforme Eloy Teixeira, o Paco, 70 anos, naqueles tempos o fotógrafo mesmo era o "produtor visual".

– De Blanco era um mestre, cuidava do cenário, opinava sobre as roupas, lenços, acessórios e objetos que iam compor a foto – conta.

Leia mais:
Festa da Uva: um desfile pela Sinimbu em 1972
Mauro De Blanco no Atelier de Teatro da Aliança Francesa em 1960
O Instante e o Tempo: Mauro De Blanco e a trajetória dos fotógrafos de Caxias do Sul
Confira uma galeria de imagens de Mauro De Blanco pertencentes ao acervo particular da fotógrafa Janete Kriger  

Foto traz o Itamone no auge como uma big band. A partir da esquerda, em pé, vemos os músicos Vladimir Latuada (sax), Argus Montenegro (bateria), Paulinho Lata Velha (sax tenor). Rui Ribeiro (contrabaixo), Severino Araújo (trompete) e Miguel Angelo (vocal). Agachado e na cadeira, respectivamente, Eloy Teixeira (guitarra) e Edwino Menegat (teclado).
Vladimir Latuada, Argus Montenegro, Paulinho Lata Velha, Rui Ribeiro, Severino Araújo e Miguel Angelo. Agachado, Eloy Teixeira (guitarra). Na cadeira, o tecladista Edwino MenegatFoto: Mauro De Blanco / acervo pessoal de Eloy Teixeira,divulgação

Bastidores da foto

As duas imagens desta postagem foram produzidas em 1972, quando o fotógrafo Mauro De Blanco mantinha seu estúdio no Edifício Zatti, na Av. Júlio de Castilhos, 1.648, quase em frente ao Clube Juvenil. 

Assim como fazia nos belos ensaios de luz e sombra com as noivas, De Blanco utilizava-se de objetos do próprio ambiente de trabalho para montar o cenário, junto ao fundo infinito. 

Entravam aí cadeiras, escadas, tubos de material fotográfico, canhões de luz, refletores, tripés, jornais, revistas, maletas e as próprias máquinas utilizadas por ele, exatamente como vemos nas fotos acima.

Participe

Se você possui fotos de antigos conjuntos musicais de Caxias dos anos 1940 a 1970, envie para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros