Festa das Colheitas vai ocorrer em distritos e em praça central de Caxias - Cidades - Pioneiro
 

Novidade06/02/2018 | 15h30Atualizada em 06/02/2018 | 15h30

Festa das Colheitas vai ocorrer em distritos e em praça central de Caxias

Programação é organizada pela comissão comunitária da Festa da Uva

Festa das Colheitas vai ocorrer em distritos e em praça central de Caxias Silvia Tonon/divulgação
Foto: Silvia Tonon / divulgação

A Festa das Colheitas, um dos principais destaques da programação pré-concurso das soberanas da Festa da Uva, vai ser itinerante. Além da escolha da rainha e princesas em 19 de maio, esta é a principal atração de 2018, ano em que normalmente ocorreria a Festa da Uva. A próxima edição será de 22 de fevereiro a 10 de março de 2019. 

Inicialmente, a comissão comunitária pretendia promover os festejos durante todo o período da vindima em atividades no parque de eventos. No entanto, em conversa com os representantes das comunidades do Interior, a presidente da festa, Sandra Randon, percebeu que envolvê-los no período da colheita seria inviável pelo trabalho que acumulam nos parreirais.

Por isso, o evento ocorrerá de 23 a 25 de março, para marcar o encerramento da safra e a programação será distribuída em localidades do interior e também em praça central da cidade. O ponto alto da programação da Festa das Colheitas será uma feira envolvendo os 10 distritos de Caxias do Sul onde moradores e turistas poderão comprar diretamente com os produtores. A intenção da comissão é realizá-la no sábado, dia 24, na praça Dante Alighieri, palco da primeira exposição de uvas da cidade. A comissão aguarda a liberação por parte da prefeitura. A outra opção seria a Praça das Feiras na área da antiga estação férrea no bairro São Pelegrino.

A programação começará com um jantar típico na sexta-feira, dia 23 de março. No sábado, além da programação na praça em que as candidatas devem também se envolver em uma ação social, haverá filó à noite. O filó é um encontro típico italiano que reúne gastronomia, música e tradições. No evento, elas passam a ser consideradas embaixatrizes da festa. 

No domingo, as concorrentes vão desfilar pela cidade em carros antigos. Haverá ainda um almoço no distrito de Fazenda Souza. O encerramento da Festa das Colheitas vai ocorrer em Galópolis com missa no Domingo de Ramos, dia 25 de março.

 Leia também
Roubos e furtos de carros têm o menor índice dos últimos oito anos em Caxias do Sul
Para não ser reconhecido pela ex-mulher, suspeito usou máscara em assassinato no interior de Vacaria  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros