Bancos de sangue de Caxias pedem doações antes do feriadão de Carnaval - Cidades - Pioneiro
 

Solidariedade07/02/2018 | 14h44Atualizada em 07/02/2018 | 14h44

Bancos de sangue de Caxias pedem doações antes do feriadão de Carnaval

Campanhas são realizadas para estimular doadores

Bancos de sangue de Caxias pedem doações antes do feriadão de Carnaval Flávio Neves/Agencia RBS
Foto: Flávio Neves / Agencia RBS

O Banco de Sangue de Caxias do Sul está vendo as doações caírem significativamente neste período de feriado prolongado. De acordo com a responsável pela captação de doadores, Cristiane Silveira Pereira, é comum haver uma queda de doações nesse período. Porém, ela destaca que é muito importante aumentar o estoque para o Carnaval. Pensando nisso, o banco de sangue vai funcionar durante todo o feriado.

Os interessados em doar podem se dirigir ao banco das 8h às 11h e das 13h às 18h30, durante a semana, e das 7h30 ao meio dia aos sábados. Segundo Pereira, os tipos sanguíneos mais procurados são o O+ e  O-.

Já no Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), o estoque é regular; não há falta sangue. Porém, a assistente social da instituição, Ana Paula Rombaldi, explica que esse período é delicado, uma vez que pouca gente doa antes e depois do Carnaval.

Campanha da dupla Ca-Ju

Os dois clubes de futebol da cidade se uniram para ampliar o número de doadores do Hemocentro. A campanha é realizada pelo conselho jovem das equipes do Caxias e do Juventude. De acordo com a vice-presidente do conselho jovem do Caxias, Giovana Veronese Mezzomo, a campanha segue até o  sábado seguinte ao carnaval (17), na véspera do Ca-Ju, marcado para o domingo (18). Giovana explica que será uma espécie de gincana de doação de sangue que busca estimular as pessoas a uma competição saudável. Torcedores do Esporte Clube Juventude e da Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Caxias que doarem sangue no Hemocs concorrem a uma camiseta oficial de seus times.

Para participar da ação, basta comparecer ao Hemocs, fazer a doação e informar se é torcedor do Juventude ou do Caxias. Um placar também registrará o número de doações de cada time para acompanhar qual deles mobilizará o maior número de torcedores.

Para quem puder doar, basta procurar o hemocentro, que fica na Rua Ernesto Alves, 2260, no centro, ao lado do Postão 24h. É necessário apresentar documento oficial com foto e ter de 18 a 69 anos. 

É possível doar a partir dos 16, mas é necessário um consentimento formal do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Deve, ainda, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, não fumar duas horas antes de doar e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Em média, o Hemocentro capta 1.200 bolsas de sangue por mês. Do total, 64% ficam em Caxias do Sul e o restante é distribuído entre 47 municípios da Serra.

 Leia também
"Ele dizia que só queria ser preso", relata refém de assaltante que atacou carro-forte em Bento Gonçalves
Prefeitura ingressará com pedido de reintegração de posse de cinco Amobs de Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros