Ana Rech, em Caxias, se despede de criador do Presépio de Rolhas - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Luto13/02/2018 | 12h09Atualizada em 13/02/2018 | 13h22

Ana Rech, em Caxias, se despede de criador do Presépio de Rolhas

Antonio José Molin foi encontrado morto em um tanque nesta segunda-feira (12) 

Ana Rech, em Caxias, se despede de criador do Presépio de Rolhas Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul, se despede de um de seus personagens nesta terça-feira (13). Antonio José Molin, 56, encontrado morto na segunda (12), foi o criador do Presépio de Rolhas, uma das atrações do Encanto de Natal da comunidade. 

Molin foi encontrado caído dentro de um tanque de lavar roupas na casa dele pela esposa. Ele tinha um hematoma na cabeça, mas acredita-se que um mal súbito pode ter sido a causa da morte. 

A tradição do presépio de rolhas começou em 2001, quando Molin havia comprado um presépio com estátuas de gesso para enfeitar a residência durante as festividades natalinas. No início de dezembro, porém, o presépio foi roubado. 

Mesmo assim, Molin não desanimou e começou a montar um novo presépio com os recursos que tinha. As primeiras rolhas foram doadas pela comunidade e ele usou o material para representar os personagens.

A obra foi bem aceita pelos visitantes de Ana Rech. Ano após ano, Molin e sua família ampliavam o presépio com novas figuras. Em 2007, a estrutura havia se tornado uma "vila" de rolhas, com as características de uma comunidade de imigração italiana. Em 2009, o acervo alcançou um total de 46 mil rolhas distribuídas em 44 "construções".

Por motivos de saúde, Molin não pôde seguir com a manutenção da estrutura e, em 2016, o presépio foi transferido para os Pavilhões da Festa da Uva. Desde então é denominado como Cidade das Rolhas. 

Antes de se aposentar, Antonio José Molin trabalhou por 30 anos no Bela Vista Parque Hotel. Ele deixa a esposa Rejane e os filhos Cássio e Cassiane. O sepultamento ocorrerá às 16h30min desta terça-feira (13), no Cemitério da Sociedade de Ana Rech. Às 16h, haverá missa de corpo presente na igreja do bairro. 

Leia também
Serra Gaúcha amanhece com mínima de 9ºC e sensação térmica de 6ºC
Após mais de 80 anos, família Balen deixa administração de cartório em Caxias do Sul

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros