Fiéis acompanham ordenação de bispo no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Religião13/01/2018 | 15h44Atualizada em 13/01/2018 | 15h44

Fiéis acompanham ordenação de bispo no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha

Dom Jailton de Oliveira Lino atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia

Fiéis acompanham ordenação de bispo no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha Santuário do Caravaggio / divulgação/divulgação
Dom Jailton reafirmou seus propósitos diante de uma interrogação, em que ficou deitado de bruços e assim permaneceu por mais de 20 minutos. Todos os presentes ajoelharam-se e pediram proteção ao novo bispo. Foto: Santuário do Caravaggio / divulgação / divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Em uma cerimônia de cerca de duas horas de duração na manhã deste sábado, o padre Jailton de Oliveira Lino , 52 anos, foi ordenado bispo o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Centenas de pessoas vindas de várias partes do país acompanharam a celebração. 

Dom Jailton, como agora passar a ser chamado, faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.

Leia mais
Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, sedia ordenação de bispo no sábado

 A decisão do Papa Francisco em nomeá-lo como bispo foi anunciada em 15 de novembro, quando Jailton atuava como ecônomo provincial em Porto Alegre. Antes disso, ele trabalhou por anos no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, onde chegou ao posto de diretor. Após, mesmo sendo transferido a Porto Alegre, nunca deixou de visitar a Serra semanalmente. Por isso, elegeu o templo de Farroupilha para sua ordenação na Serra — haverá ainda outra celebração em fevereiro em Teixeira de Freitas.  

O rito de ordenação epicospal iniciou com a apresentação de Jailton e a leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco. A cerimônia foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi simbólico: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis. 

QUEM É O NOVO BISPO

:: Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA).

:: É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Unisinos, em Porto Alegre.

::  Foi ordenado sacerdote há quase 30 anos em Feira de Santana (BA). Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS). Ele é ligado à Congregação Pobres Servos da Divina Providência.

:: Padre Jailton mora no Rio Grande do Sul há 17 anos, e atuou por boa parte deste período no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, onde são formados jovens sacerdotes. 

:: Após ordenado, trabalhará na Diocese de Teixeira de Freitas, Bahia.

Leia também
De fliperama a dindinho: pontos tradicionais de Arroio do Sal são sucesso em todas as temporadas
Seis meses após incêndio, obras de novo asilo aguardam liberação de dinheiro para iniciar

 


 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros