"Nasci de novo", diz funcionário da prefeitura que sobreviveu a acidente com três trabalhadores mortos em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Fatalidade02/12/2017 | 13h21Atualizada em 02/12/2017 | 13h50

 "Nasci de novo", diz funcionário da prefeitura que sobreviveu a acidente com três trabalhadores mortos em Caxias do Sul

Servidores da subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí são velados na comunidade

 "Nasci de novo", diz funcionário da prefeitura que sobreviveu a acidente com três trabalhadores mortos em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Raimundo Lazzarotto, 56 anos, saiu ileso de um acidente que deixou três funcionários da prefeitura de Caxias mortos na tarde de sexta-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Muito emocionado com a tragédia que presenciou, o funcionário da prefeitura de Caxias do Sul Raimundo Lazzarotto, 56 anos, sobrevivente do acidente que matou três servidores públicos na tarde de sexta-feira, considerava a sua situação como um milagre. Lazzarotto era um dos cinco trabalhadores da equipe que fazia a manutenção na Estrada Municipal João Edgar Jung, em Santa Lúcia do Piaí. O acidente com um caminhão carregado de britas deixou três mortos e um ferido.

— Foi tudo rápido. Eu acho que nasci de novo. Nós estávamos tirando pedra e eu tava de frente (para o caminhão). Os outros não conseguiram enxergar (o veículo descendo), mas eu vi e só deu tempo de me jogar no mato. Esquecer vai ser difícil. Eram mais que irmãos — lamenta Lazzarotto, que é funcionário da prefeitura há 27 anos. 

Segundo ele, os trabalhos na estrada haviam iniciado pela manhã. Uma patrola havia passado na estrada e os servidores retiravam as pedras maiores. Após a pausa para o almoço, o serviço foi reiniciado às 13h e deveria ser finalizado por volta de 16h30min, apenas meia hora depois da fatalidade. 

Leia mais
Funcionários da prefeitura mortos em acidente são velados em Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias
Acidente com caminhão mata três funcionários da prefeitura, em Caxias do Sul 

— Eu tava mais para trás. Acho que foi isso que me salvou — detalha.

Junto com Lazzaroto, fazendo o recolhimento das pedras na estrada, estavam os funcionários Gilnei Luiz Gueras, 51, e Luiz Antonio Frizzo, 60. Frizzo chegou a ser socorrido, mas morreu na ambulância a caminho do hospital, conforme a ocorrência policial. 

No caminhão, estavam Juraci Leite, 61 anos, motorista, e o passageiro Leonardo Antonio Zanol, 46 anos, que morreu no local. Leite foi conduzido ao Hospital Pompéia e segue internado. 

Ainda segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, o caminhão teria ficado desgovernado e avançado sobre os trabalhadores que estavam na via. Os funcionários atuavam na subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí. O  veículo também era utilizado para trabalhos no distrito.

Acidente mata três trabalhadores da prefeitura de Caxias do Sul em Santa Lúcia do Piaí.
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

— Uma tragédia muito triste para toda a comunidade. A gente ainda não pode falar em causas porque depende do laudo. Devemos aguardar a perícia — diz o subprefeito Jorge Andreazza.

Conforme Andreazza, os caminhões recebem manutenções frequentes e o veículo acidentado havia passado por uma inspeção do Detran há cerca de um mês.

— Era considerado um caminhão bom para os padrões. E o motorista, o Juraci, sempre foi muito tranquilo e responsável — afirma.

O velório das três vítimas ocorre de forma coletiva na Igreja de Santa Lúcia do Piaí. Os sepultamentos devem ocorrer entre 17h e 18h deste sábado.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros