De paz a relógio: os pedidos de quem quer recomeçar a vida, em Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Natal15/12/2017 | 19h40Atualizada em 16/12/2017 | 09h00

De paz a relógio: os pedidos de quem quer recomeçar a vida, em Caxias

Pessoas em situação de rua buscam retorno de anseios depositados em árvore da Fundação de Assistência Social (FAS)

De paz a relógio: os pedidos de quem quer recomeçar a vida, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Everton Luciano da Silva Pigato, 18 anos, quer um relógio de presente neste Natal Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Se para recomeçar é preciso esperança e compaixão, o Natal é a época certa para buscar a inspiração. Pensando nisso, uma equipe da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias Sul pediu a pessoas em situação de rua cadastradas na rede socioassistencial da prefeitura que escrevessem um desejo e o pendurassem, colado em uma bolinha, em uma árvore natalina.

A ideia da campanha Se Esse Natal Fosse Meu é buscar uma oportunidade, realizar um sonho ou simplesmente ganhar um sorriso ou um abraço de alguém disposto a ajudar. Desde o domingo passado, a árvore está passando por vários lugares de Caxias: as pessoas leem as cartas e, caso se interessem pela história ou sejam capazes de realizar aquele sonho, retiram a bolinha.

Os presentes devem ser entregues na FAS até a próxima quinta-feira, que os encaminhará para quem solicitou. Como os pedidos vão de relógios até desejos de paz (embora a maioria busque emprego), a equipe da fundação também planeja um encontro entre as pessoas em situação de rua com quem adotou os desejos. Ao todo, foram escritos 60 pedidos.

O Pioneiro selecionou algumas histórias que estão na árvore e ainda não foram atendidas. Todos os personagens estão na casa de passagem São Francisco de Assis e, em comum, a vida destruída pelas drogas e uma vontade grande de recomeçar. A árvore continuará circulando até a próxima terça-feira em busca de "Papais Noéis": na segunda, estará das 10h às 16h, no Samae (Rua Pinheiro Machado, 1.615); no dia seguinte, no mesmo horário, no Ipam (também na Pinheiro Machado, 2.269).

Leia também
Advogados avaliam legalidade de processo de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
MP instaura inquérito para apurar supostas irregularidades na UPA

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros